Reitora toma posse sem esperar transmissão de cargo - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Reitora toma posse sem esperar transmissão de cargo

GIRLENO ALENCAR

A professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva tomou posse como reitora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), sem sequer esperar a solenidade de transmissão de cargo. Na segunda-feira, depois de publicado o ato do presidente Jair Bolsonaro a nomeando, ele assinou o termo assinado pela nova reitora e pelo ministro da educação, Milton Ribeiro. Em razão do distanciamento social, todo o trâmite foi realizado de forma virtual. Ela assumiu o cargo que era ocupado pelo professor José Ricardo Martins da Silva, reitor por dois mandatos consecutivos, desde 2012.

Joaquina Nobre foi escolhida para ser a nova reitora em consulta realizada com servidores e alunos do IFNMG, por meio de votação online no último dia 12/08. A professora obteve 42,85% dos votos, em uma eleição marcada por uma expressiva participação dos integrantes dos três segmentos da comunidade acadêmica: 97% dos docentes, 96% dos servidores técnico-administrativos e 45% dos alunos. Em datas ainda a serem divulgadas, serão nomeados os diretores-gerais de campi e diretores de campi avançados, também eleitos pela comunidade acadêmica em agosto, e será realizada uma cerimônia do IFNMG para  simbolizar este momento histórico.

Fadetec – Ontem o IFNMG anunciou a publicação do documento com as normas que regem o relacionamento do IFNMG com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico (Fadetec), aprovado pelo Conselho Superior do Instituto. Desde julho de 2018, a Fadetec passou a ser a fundação de apoio do IFNMG, apta a apoiar a execução de projetos institucionais de pesquisa, ensino, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, prestação de serviços técnicos, tecnológicos e de inovação, por meio de assessoramento à elaboração de projetos, captação, concessão e gestão de recursos. Para aprovação, os projetos institucionais devem seguir as normas específicas, aplicáveis a cada caso, de acordo com os regulamentos, resoluções e portarias do IFNMG, além de serem aprovados em instâncias/setores dentro do Instituto.

Além disso, para receberem apoio da Fadetec, os projetos devem atender a exigências, conforme detalhado no regulamento, tais como dispor de plano de trabalho detalhado e terem a manifestação formal quanto à viabilidade do apoio. O documento com as normas de relacionamento disciplina todo esse processo, de formalização, submissão e aprovação dos projetos, incluindo um fluxograma da tramitação, desde a elaboração da versão inicial do projeto, pelo proponente ou coordenador, que é um servidor do IFNMG, até a aprovação final, no Conselho Superior, passando pela análise de viabilidade da Fadetec e por outras instâncias no campus e/ou na Reitoria.

Aprovados os projetos, as relações entre o IFNMG e a Fadetec passam a ser formalizadas por meio de contratos, acordos, ajustes ou convênios individualizados, com objetos específicos e prazo determinado, conforme detalhado no regulamento. O documento traz, também, normas para execução dos projetos apoiados pela Fadetec; para concessão de bolsas a servidores, estudantes e demais pessoas vinculadas ao IFNMG; para a contratação de serviços, obras e aquisição de bens; e para ressarcimentos do IFNMG, quando for o caso, e da Fadetec por despesas operacionais e administrativas. O regulamento disciplina, ainda, questões relativas a titularidade da propriedade intelectual obtida com a realização de projetos e a prestação de contas.