Reitora toma posse com promessa de diálogo e espaço da mulher negra - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Reitora toma posse com promessa de diálogo e espaço da mulher negra

A professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva assumiu festivamente o cargo de reitora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, em evento realizado pela via remota e com a presença do secretário nacional de Educação Profissional e Tecnológica, Wanderbergue Wenceslau Rosendo com a promessa de realizar o diálogo verdadeiro na instituição, além de exaltar a importância da mulher negra na sociedade. O evento foi realizado na manhã de ontem (22) e o reitor que se afastou, José Ricardo Santos, no seu discurso de despedida, pediu que fosse assegurada a democracia anunciada. Na solenidade, a nova reitora deixou transparecer que criará mais dois campi avançados, em Buritis e Corinto, atendendo reivindicação da comunidade.

No discurso inicial, José Ricardo mostrou que o IFNMG atua em 184 municípios e em 50% do território mineiro, com jurisdição em quase 4 milhões de pessoa. Salientou que o Instituto Federal do Espirito Santos tem 1/8 do território do IFNMG, mas conta com 23 campi. A nova reitoria Joaquina Nobre observou que a luta pela educação pública é pesada e que o IFNMG vivia um momento histórico, pois era a primeira vez que uma mulher assumia o maior cargo na instituição e ainda mais sendo uma da raça negra. Garantiu que lutará para transformar os Centros de Referência de Buritis e Corinto em campi. Porém reconheceu que assumir o cargo nesse momento, em tempo singular e especial, é um desafio.

Observou que o diálogo verdadeiro e franco na sua administração e valorizará os interesses do IFNMG em detrimento dos particulares e por isso, manterá o compromisso de democracia. O secretário nacional de Educação Profissional e Tecnológica, Wanderbergue Wenceslau Rosendo salientou que a força do IFNMG está nos números, pois são mais de 26 mil matriculas e que a valorização do ensino técnico é relevante, nos moldes do que ocorre no ensino superior. (Girleno Alencar)