A nova reitora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva determinou que a redação dos documentos tivesse uma linguagem inclusiva de gênero a partir do uso de vocábulos que designem o gênero feminino, com as respectivas concordâncias, em substituição a palavras de flexão masculina para se referir tanto ao homem quanto à mulher. É a primeira mulher que assume esse cargo no IFNMG e anunciou que se reunirá virtualmente com os servidores e estudantes de todos os campi e da Reitoria em janeiro e fevereiro para apresentar e debater as propostas da nova gestão de alterações no Estatuto e no Regimento Geral da instituição.
Além do uso de vocábulos que designem o gênero feminino, as propostas das alterações também tratam, basicamente, de três pontos, como a atualização textual no que se refere a termos, endereços e outras modificações que estejam de acordo com o Manual de Estruturas Organizacionais do Poder Executivo Federal;
alterações na estrutura administrativa da Reitoria, com extinção de alguns setores e criação de novos e alterações de vinculação e alterações em nomenclaturas de cargos e setores e adequação de atribuições e objetivos. Essas alterações não afetam diretamente a estrutura administrativa dos campi, uma vez que há o Regimento Interno dos Campi. (Girleno Alencar)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)