Regularização Fundiária e recursos federais estimulam desenvolvimento do Alto Rio Pardo - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Regularização Fundiária e recursos federais estimulam desenvolvimento do Alto Rio Pardo

Uma decisão histórica será concretizada no próximo dia 3, terça-feira, com a vinda do governador Romeu Zema (Novo) ao Norte de Minas. Com a presença do procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares, assinará a ordem da reforma fundiária rural para atender 11 municípios norte-mineiros, que há 10 anos enfrentam pendências relacionadas a esse setor, como consequência, gerando entraves para o desenvolvimento regional.

O evento acontecerá no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), na cidade de Montes Claros. Com a programação que se estenderá durante o dia inteiro, também contará com uma homenagem ao Jarbas Soares, que será agraciado com o Título de Cidadão Benemérito de Montes Claros, pela Câmara Municipal de Montes Claros.

O acordo a ser celebrado atenderá os municípios de Rio Pardo de Minas, Santo Antônio do Retiro, Taiobeiras, Salinas, São João do Paraíso, Ninha, Vargem Grande do Rio Pardo, Indaiabira e Fruta de Leite. O município de Monte Azul também se beneficiará diretamente desse acordo, que a partir de sua homologação, destravará investimentos bilionários na área de energias renováveis.

“Após a concretização desse acordo, poderemos fincar de forma definitiva a bandeira do desenvolvimento dessa próspera região do Norte de Minas Gerais. Enfim, começaremos a colher os frutos das riquezas regionais (naturais, minerais e culturais) e da força do trabalho da nossa gente, em razão da regularização fundiária aguardada há mais de uma década. Milhares de empregos serão gerados, trazendo mais dignidade e qualidade de vida aos cidadãos do Alto do Rio Pardo”, afirmou o deputado Gil Pereira (PSD).

RETROSPECTIVA

Em reunião articulada pelo deputado Gil Pereira, em março deste ano, com o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, a secretária de Estado de Agricultura (Seapa-MG), Ana Maria Valentini, coordenador estadual do Cimos, Paulo César Vicente de Lima, promotores e procuradores, foi criado um grupo institucional de trabalho que resultará na homologação desse Acordo Judicial de Regularização Fundiária “Operação Grilo”, na próxima terça-feira (03).

Em março de 2021, no MPMG, quando foi criado o grupo institucional de trabalho para resolver a questão fundiária em 11 municípios norte-mineiros

RECURSOS E EMPREGOS

A iniciativa trará de volta as condições e oportunidades de negócios para projetos de energia eólica e solar, com a eliminação dos atuais entraves fundiários, atraindo milhões em investimentos, gerando milhares de empregos e renda para a região.

Deputado Gil Pereira e os prefeitos Tuquinha, de Rio Pardo de Minas, Denerval, de Taiobeiras, e Dr Paulo, de Monte Azul

“Destaco aqui o megaprojeto da empresa Sowitec, que prevê investimentos da ordem de R$ 12 bilhões em complexo híbrido para geração de energia eólica (2 Gigawatts) e solar (1 Gigawatt), abrangendo os municípios de Espinosa, Monte Azul, Mato Verde, Santo Antônio do Retiro e Rio Pardo de Minas”, complementou deputado Gil Pereira.

“A atuação parlamentar do deputado Gil Pereira foi fundamental com a sua percepção da necessidade dessa regularização fundiária. Uma região que há décadas clama por uma ação dessa natureza dando posse da terra às pessoas que trabalham e produzem, possibilitando o acesso ao crédito, à produção, e ao direito de desenvolver as suas atividades de produção agrícola em uma região onde a atividade primária é o meio de sobrevivência das famílias que habitam”, afirmou Denerval Germano, prefeito de Taiobeiras.

Para Tuquinha de Sá, prefeito de Rio Pardo de Minas, a regularização fundiária mudará os rumos do município. “Vai gerar empregos, renda e arrecadação. Com a resolução de conflitos e geração de créditos para financiamento e investimento, a cidade irá se desenvolver cada vez mais. Através de sua atividade parlamentar, o deputado Gil Pereira sempre foi nosso parceiro”, destacou.

Já Dr Paulo, prefeito de Monte Azul, município que não integra o Alto do Rio Pardo, mas, segundo ele, também será beneficiado por esse acordo. “Isso destravará um projeto bilionário que acontecerá no nosso município e em alguns municípios do Alto Rio Pardo. Monte Azul será contemplada com grandes investimentos em energias renováveis e isso vai trazer emprego e renda para nossa cidade. Não poderia deixar de agradecer ao deputado estadual Gil Pereira que, sem dúvida, é um dos maiores responsáveis por tudo isso”, finalizou.

RECURSOS FEDERAIS

Somado a essas boas notícias, os prefeitos do Alto Rio Pardo estiveram também no Senado Federal, em Brasília (08/07/21), com o presidente, Rodrigo Pacheco, e o suplente da Casa e presidente do PSD-MG, Alexandre Silveira, onde foram agraciados com recursos para seus respectivos municípios investirem em infraestrutura, mobilidade urbana e maquinários, que contribuirão para melhorias de estradas, suporte à agricultura familiar e incentivo ao desenvolvimento econômico e sustentável.

Governador Romeu Zema, procurador-geral de Justiça do Estado, Jarbas Soares, e deputado Gil Pereira

HOMENAGEM

O procurador-geral de Justiça do Estado, Jarbas Soares, receberá (03/08/21) o Título de Cidadão Benemérito de Montes Claros, pela Câmara Municipal de Montes Claros. A sessão será presidida pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Cláudio Rodrigues de Jesus, título proposto pelo vereador Wilton Dias.

“Filho ilustre da cidade de São Francisco, de família tradicional e honrada que presta relevantes serviços ao Norte de Minas, mais uma vez empresta sua experiência ao Estado na Procuradoria-Geral de MG”, destacou o deputado Gil Pereira. “Homenagem justa pelos relevantes serviços prestados a Minas Gerais, que pela sua dedicação está tornando realidade os benefícios e investimentos aguardados há muito tempo em nossa região, e tenho certeza que o Dr Jarbas tem ainda muito a contribuir com Minas e o Brasil”, concluiu.