Redesim e Sala Mineira são referência no empreendedorismo estadual - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Redesim e Sala Mineira são referência no empreendedorismo estadual

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) atingiu, em julho, 351 municípios integrados ao sistema. Neste mês, Ninheira e São João da Ponte, no Norte de Minas, aderiram à rede.

Ao todo, em 2021, foram 45 integrações, total que supera a meta estabelecida para este ano, de 40 inserções. A Redesim é responsável por estabelecer diretrizes e procedimentos para a simplificação e a integração do processo de registro e legalização de empresários e de pessoas jurídicas na União, nos estados, no Distrito Federal e nos municípios.

As Salas Mineiras do Empreendedor são um importante ponto de apoio nos municípios em relação à Redesim. Elas propiciam a melhoria do ambiente de negócios e o desenvolvimento econômico local, tornando-se o ponto único de contato do empreendedor com o poder público. Com isso, é possível evitar a peregrinação a diversos órgãos e garantir o acesso a informações, serviços e capacitações disponibilizadas pela Jucemg, pelo Sebrae, pelas prefeituras e, eventualmente, por entidades parceiras.  

Em todo o estado, já são 285 espaços em funcionamento, sendo 33 deles implementados em 2021, ultrapassando a meta do ano, que era de 30 salas.

Simplificação

A Redesim foi criada pela Lei Federal 11.598/2007 e tem como objetivo integrar e simplificar o processo de formalização de pessoa jurídica, permitindo que o registro e o licenciamento sejam feitos de forma linear e digital.

A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) é a entidade responsável pela gestão dessa política em Minas Gerais. O presidente da autarquia, Bruno Falci, lembra que a junta busca facilitar, desburocratizar, agilizar e simplificar o setor de registro empresarial no estado.

Com a ampliação da adesão de prefeituras à Redesim, o tempo de abertura de empresas tem diminuído consideravelmente, conforme a autarquia, trazendo mais segurança e confiança para o empresariado mineiro. (Agência Minas)