‘Recicla aos Montes’ avança rumo ao desenvolvimento sustentável da cidade - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

‘Recicla aos Montes’ avança rumo ao desenvolvimento sustentável da cidade

GIRLENO ALENCAR

Idealizado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, o Projeto “Recicla aos Montes” avança em Montes Claros e representa um grande passo rumo ao desenvolvimento sustentável da cidade, além do Projeto beneficiar os catadores de materiais recicláveis. Hoje, a Prefeitura de Montes Claros tem parceria com quarto associações de catadores vinculadas ao Projeto, sendo estas: i) Casa de Acolhimento Amor e Vida; ii) Associação de Catadores de Material Reciclável (Montesul); iii) Associação Comunitária das Hortaliças da Vila Brasília e  iv) Associação Comunitária dos Moradores do bairro Guarujá. Não obstante, ressalta-se que, com a realização do Chamamento Público nº 01/2021, mais uma associação de catadores será contemplada pelo Projeto.

Atualmente, existem cerca de 74 pontos de coleta participantes do “Recicla aos Montes”, sendo estes: prédios residenciais, condomínios e prédios públicos. Cabe salientar que toda a população também pode, de forma voluntária, separar os seus recicláveis e encaminhá-los às associações de catadores e, em breve, aos pontos de entrega voluntária (PEV’s), denominados de “Estação Recicla”.

No que diz respeito aos avanços do projeto, desde o seu início, destaca-se a quantidade de materiais reciclados. Em 2020 a cidade obteve um êxito de 110 toneladas recicladas. Já em 2021, chegou-se a quase 400 toneladas, os quais deixaram de ser aterrados. É importante salientar que a comercialização destes materiais garante a geração de emprego e renda para mais de 100 catadores, demonstrando a importância social do Projeto, além das questões ambientais e econômicas.

Ressalta-se que parte fundamental para o sucesso do projeto de coleta seletiva é a participação da população no processo, tendo em vista que o cidadão deve ter a consciência do quão importante é separar corretamente seu lixo.