Foi realizada cirurgia inédita no Centro Cirúrgico do Hospital Aroldo Tourinho, na sexta-feira (9), a endoscopia de coluna para o tratamento de hérnia de disco. O procedimento foi conduzido pelos médicos ortopedistas Gustavo Santos Oliveira e Giuliano Cruz Barretto.
De acordo com Gustavo Oliveira, o procedimento é considerado “uma das técnicas mais novas e eficazes, em que o paciente corre menos risco durante e pós-cirurgia. Por ser um procedimento menos invasivo, diminui muito a agressão cirúrgica e a morbidade”, destaca o médico.
“A cirurgia endoscópica da coluna nos permite tratar uma gama muito variada de patologias da coluna vertebral”, diz o médico Giuliano Cruz Barretto. Ele explica que, nesta técnica, o corte feito para introduzir a câmera com os instrumentos automatizados possui em torno de um centímetro.
“Com este tipo de cirurgia, diferente da cirurgia convencional, o médico consegue enxergar através de uma câmera acoplada ao sistema e pode visualizar qualquer direção a partir do canal de trabalho, com toda a nitidez em um monitor e com a luminosidade controlada através de um foco de luz, também acoplado ao sistema”, acrescenta Barretto.
A cirurgia, indicada tanto para jovens quanto para idosos, possui menor sangramento, menor lesão tecidual, menor tempo de internação hospitalar e reabilitação mais rápida, permitindo ao paciente realizar movimentos, como caminhar, logo após a recuperação anestésica.
“É de suma importância estarmos recebendo em nosso Centro Cirúrgico procedimentos com tecnologias inovadoras, gerando menor tempo de internação e maior benefício para nossos pacientes”, diz a coordenadora de enfermagem do Centro Cirúrgico, enfermeira Marisa Bicalho.
“É a primeira vez que esta técnica cirúrgica é aplicada no Aroldo Tourinho. Cirurgias na coluna como esta costumam preocupar os pacientes, por serem consideradas muito invasivas. Por isso, o HAT e seu corpo clínico, têm buscado cada vez mais oferecer cirurgias de qualidade para os clientes”, salienta a diretora assistencial, enfermeira Soneide Dias Batista.
Para o presidente da Fundação Hospitalar de Montes Claros/HAT, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, “a endoscopia para cirurgia da coluna não é apenas um simples procedimento, mas sim uma técnica cirúrgica que, além das inúmeras vantagens, constitui uma maneira de oferecer tratamento menos invasivo, com melhor recuperação e bons resultados para os pacientes”. E conclui: “a parceria entre médicos e todos os dirigentes e demais colaboradores do Hospital Aroldo Tourinho tem se fortalecido cada vez mais para poder ofertar serviços modernos e inovadores, buscando corresponder com excelência às expectativas e necessidades da comunidade”.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)