Racismo - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Racismo

VINÍCIOS SANTOS

Jornalista

“Eu acho que sempre vai existir racismo na indústria, fora da indústria, na sua indústria. E nós vamos continuar tentando avançar, tentando crescer, tentando melhorar. Mas o fato é que sempre vai existir racismo no mundo. Eu acho que nós somos seres humanos. Somos falhos, e esta é uma das nossas maiores falhas: nós um dia seremos perfeitos? Não”.

A afirmação é de um dos atores mais respeitados de Hollywood, Denzel Washington, e traz consigo a reflexão: “um dia nós [humanidade] seremos perfeitos? Acabarão o racismo e os preconceitos?”. Pode ser que o ator tenha razão, e que, infelizmente, as respostas para os questionamentos sejam negativas, que a população nunca evolua totalmente neste sentido.

Sempre acreditei que havia certa melhoria em andamento, principalmente quando avaliamos as situações nas décadas passadas e no decorrer dos anos, até chegarmos à atualidade – que está longe de ser a ideal, mas que certamente é melhor que antigamente. E nunca entendi o fato de, ainda atualmente, existir racismo entre a humanidade. Trata-se de algo tão irracional e atrasado, que simplesmente não faz sentido.

Mas, ainda que Denzel tenha razão e que, de fato, nunca cheguemos ao cenário ideal e irretocável, não deixemos de fazer a nossa parte. Tenhamos humanidade, racionalidade, amor ao próximo e, sobretudo, respeito. E sigamos orientando os mais jovens, sobre a importância de combatermos qualquer tipo de racismo. Fazendo assim, ainda que não seja perfeita, a próxima geração já será bem melhor que as que a antecederam.