“Quinto maior parque de energia solar do país é inaugurado em Várzea da Palma”, frisa Gil Pereira - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

“Quinto maior parque de energia solar do país é inaugurado em Várzea da Palma”, frisa Gil Pereira

Além de energia limpa e mais barata, milhares de empregos gerados, renda e sustentabilidade para melhorar a vida dos mineiros

Minas Gerais recebeu a quinta maior usina de energia fotovoltaica em operação no Brasil, inaugurada no município de Várzea da Palma, nessa quinta-feira (9).

“Das 10 maiores plantas de geração de energia solar no ranking nacional, cinco estão em MG, na nossa região. Saímos na frente, lideramos o setor e os aportes continuam a chegar, agora com mais uma planta de 662 MW de R$ 2 bilhões. Milhares de empregos e renda, especialmente para os norte-mineiros”, celebrou o deputado Gil Pereira, ao lado do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Do Grupo Comerc Energia, a Usina Fotovoltaica Hélio Valgas tem mais de 1,2 milhão de painéis solares, distribuídos em área de 1.142 hectares, e irá produzir energia equivalente ao abastecimento de, aproximadamente, 850 mil residências.

Também participaram o secretário nacional de Energia Elétrica, Gentil Nogueira de Sá, que representou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; o CEO Andre Dorf; o presidente do Conselho de Administração do Grupo Comerc Energia, Cristopher A. Vlavianos; Roberto Giannetti da Fonseca (Brasilis / Kaduna Consultoria e Participações); e os deputado Cássio Soares, líder do Bloco Minas em Frente e presidente do PSD-MG; e Bim da Ambulância.

Liderança nacional

Minas lidera no país essas plantas centralizadas com larga vantagem do segundo colocado: são quase 4 GW em operação.

Também é líder na geração distribuída (GD), com mais de 3,2 GW. Portanto, são mais de 7 GW, potência instalada que corresponde à geração de mais da metade da Hidrelétrica de Itaipu – a maior do Brasil.

O Estado avança mais ainda com os leilões de subestações de energia elétrica e linhas de transmissão (linhões), feitos pelo Ministério de Minas Energia. “Serão mais de R$ 9 bilhões em investimentos em Minas no ano de 2024”, ressaltou o deputado Gil Pereira, presidente da Comissão de Minas e Energia, da Assembleia Legislativa.

Megaempreendimento

Durante sua construção, o megaempreendimento gerou cerca de três mil empregos diretos e indiretos, em sua maioria ocupados por trabalhadores locais, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico da região.

Gil Pereira destaca a importância das energias renováveis, especialmente a solar, que atraem mais investimentos, fábricas e empresas em geral, principalmente para o Norte e Noroeste de Minas, além dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri. “Isso significa mais trabalho e renda para os nossos cidadãos”, comemorou o parlamentar. (CARLOS HUMBERTO – Colaborador)