Quatro passos necessários em 2021 para resolver a crise do ensino a distância (parte 2) - Rede Gazeta de Comunicação
Quatro passos necessários em 2021 para resolver a crise do ensino a distância (parte 2)

JENIFER BOND

Líder de vendas da Avaya

Durante a Covid-19, os educadores têm a tarefa quase impossível de cuidar do filho de outra pessoa – na verdade, centenas ao longo de cada dia – enquanto também cuidam das próprias famílias em casa. Muitos são pais com filhos pequenos que dependem totalmente deles para navegar nas instruções remotas que seus professores estão lhes dando. A pandemia também acrescentou a ilusão de que os professores estão presentes e disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. Os educadores estão recebendo e-mails no meio da noite sobre o curso e as lições, assim como de pais e administradores que entram em contato após o horário de trabalho. Muitos professores também acham que o governo está colocando neles expectativas irrazoáveis em relação à avaliação e ao “ensino para provas”, especialmente durante uma época em que os padrões normais não se aplicam mais. Não há uma resposta fácil aqui. Isso exigirá uma mudança coletiva de mentalidade entre legisladores e pais, bem como a conscientização dos alunos sobre quem são seus professores fora da sala de aula.

Introduzir novos níveis de Inteligência Artificial (IA) para tornar o aprendizado online mais fácil e envolvente

Há aplicações de IA fáceis e de baixo risco que as escolas podem adotar para melhorar a experiência de aprendizagem online. Lembra-se daquela criança que mencionei antes, cercada pelo caos em casa? Isso pode ser cachorro latindo ou barulho de pratos enquanto o almoço está sendo preparado. Existem soluções de comunicação habilitadas por IA que podem detectar a fala de maneira inteligente e separá-la de todos os ruídos de fundo para que os usuários a ouçam integralmente. Quando aquele aluno deseja falar ou fazer uma pergunta, pode fazê-lo independentemente do barulho do ambiente. Enquanto isso, a gravação da aula permanecerá cristalina para o professor, que a arquiva para referência futura.

Outro recurso interessante é a apresentação infundida com IA. Para eventos de grande escala, perfeitos para salas de aula com dezenas de alunos, ela permite que os educadores criem experiências virtuais mais envolventes se sobrepondo ao material apresentado. Gestos manuais e expressões faciais tornam-se mais pronunciados e eficazes, e os professores podem chamar a atenção de seus alunos e mantê-los engajados. Aqueles que não estão falando não aparecem nesse modo de apresentação. Além disso, com algumas regras simples, a IA pode responder a perguntas frequentes, como “onde encontro o guia de estudo para o teste na sexta-feira?”.

Nenhuma tecnologia substituirá a experiência humana, mas ainda assim podemos criar experiências de aprendizagem online que importam.

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