Dados do Índice de Progresso Social (https://ipsbrasil.org.br/) divulgados nesta semana colocaram Montes Claros em quinto lugar entre as melhores cidades de Minas Gerais para se viver. O levantamento é desenvolvido pelo Imazon em parceria com Fundación Avina, Amazônia 2023, Annatá Pesquisa e Progress Imperatrive.
O novo índice socioambiental elencou os 5.570 municípios brasileiros e suas capacidades para atender às necessidades básicas da população. Para estabelecer o ranking, foram utilizados 52 indicadores de fontes públicas, incluindo dados sociais e ambientais, além de três índices que mediram as necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades.
Entre os itens avaliados estão água e saneamento básico, saúde e bem-estar, acesso ao conhecimento básico e à informação, segurança pessoal, moradia e inclusão social. O levantamento colocou a cidade de Montes Claros em 5º lugar estadual, atrás somente das cidades de Nova Lima, Caxambu, Belo Horizonte e Uberlândia.
O índice obtido pela maior cidade do norte de Minas foi de 68,79, em um indicador que varia entre 0 e 100. Entre as notas em destaque obtidas pelo município estão: Necessidades humanas básicas (79,27); Água e saneamento (83,20); Moradia (95,58); Domicílios com coleta de resíduos adequada (96,43); Índice de atendimento à demanda de Justiça (97,36); e Mulheres empregadas com ensino superior (81,70).
Os índices demonstram que os investimentos realizados pela Prefeitura nos últimos anos, principalmente em Saúde, Limpeza Urbana e Meio Ambiente, já trazem importantes frutos para quem mais importa, que são os moradores de nossa cidade. (BRUNO ALBERNAZ)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)