Provas do Saeb começam a ser aplicadas nas escolas municipais - Rede Gazeta de Comunicação
Provas do Saeb começam a ser aplicadas nas escolas municipais

Depois de meses de preparação, chegou o momento dos estudantes do 5º e 9º do Ensino Fundamental fazerem as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). De acordo com a secretária municipal de Educação de Montes Claros, professora Rejane Veloso Rodrigues, cerca de 1500 estudantes de 21 escolas do Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros farão as provas, no período de 6 a 17 de novembro.

Nessa quinta-feira (9), a Escola Municipal Geraldo Pereira de Souza, no bairro Santa Lúcia II, recebeu a visita do time do América Vôlei, que foi dar um incentivo para os estudantes antes do início da prova. “Alunos e professores se dedicaram de forma intensa na preparação para as provas, e agora que chegou o momento da avaliação é muito importante esse incentivo”, observa a secretária.

Integrando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Saeb é aplicado a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, refletindo os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados e explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. As provas são realizadas pelo Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Os testes e questionários abordam as matérias Língua Portuguesa, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática. Os estudantes ainda deverão responder a perguntas sobre condição socioeconômica, participação da família e interação com professores e colegas em sala de aula.

Os resultados da avaliação são um indicativo da qualidade do ensino e oferecem subsídios para a elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências. “Até agora, tivemos 100% de participação dos alunos e, com a melhoria da qualidade do ensino oferecido pelo município, nossa expectativa é alcançar níveis de excelência na avaliação”, prospecta Rejane Veloso. (JERUSIA ARRUDA – Colaboradora)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: