Protetor solar é só para o rosto? - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Protetor solar é só para o rosto?

Estudo analisou idosa que usou o produto por 40 anos apenas na face; entenda o caso que viralizou nas redes sociais

LÍVIA FRAGA

Médica especialista em estética

Um artigo de Christian Posch, pesquisador do Departamento de Dermatologia da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, viralizou na internet após evidenciar a importância de proteger o corpo todo, e não somente o rosto, dos raios solares diariamente. O estudo avaliou a pele de uma senhora de 92 anos que usou protetor solar, ao longo de quatro décadas, somente na face.

O fato é que o uso do filtro, recomendado por dez em cada dez dermatologistas, não deve se limitar apenas ao rosto. “No caso da mulher idosa, é perceptível a diferença dos danos dos raios UV entre as áreas de rosto e pescoço”, conta a médica, especialista em estética, Lívia Fraga.

E, além de resultar em nítidos problemas estéticos, Lívia ainda faz o alerta sobre os reflexos que a negligência com o protetor solar pode causar. “Em longo prazo, os efeitos também refletem no DNA nas células da pele, aumentando o risco de mutações genéticas que podem dar origem ao câncer”, ressalta.

Cuidar desde cedo

Proteger a pele do corpo todo, desde a juventude, diminui riscos de diversas doenças, incluindo, o câncer. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), cerca de 30% dos tumores malignos registrados no país estão relacionados ao câncer de pele. “A doença, muitas vezes, é causada pela exposição excessiva aos raios UVA e UVB, o que aumenta a importância do protetor solar”, frisa a médica.

A médica ainda cita que o protetor solar é indicado para todas as épocas do ano, incluindo o inverno. “Além disso, é importante que o FPS do protetor solar atenda às necessidades da sua pele. O uso correto, na quantidade e na frequência corretas, além de proteger do câncer, evita os sinais do fotoenvelhecimento, retardando o aparecimento de rugas e manchas da pele”, finaliza.