Protesto do reitor provoca vacinação no Hospital Universitário - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Protesto do reitor provoca vacinação no Hospital Universitário

GIRLENO ALENCAR

A manifestação pública do reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, Antonio Avilmar de Souza, contra a forma que ocorreu a distribuição das vacinas contra a Covid-19 provocou um efeito positivo, pois o Hospital Universitário tinha recebido inicialmente 547 doses e em seguida, foi ampliado para 1,2 mil doses na primeira etapa da campanha, que é prioritária aos trabalhadores de saúde que estão ativos nos diversos setores do Hospital da Unimontes no combate à pandemia da Covid-19. O reitor aproveitou uma celebração de missa na sexta-feira passada, na Igreja São Pedro Apóstolos para lamentar que pessoas sem estar na linha de frente foram vacinadas, enquanto os profissionais do HU e da Santa Casa ficaram de fora.

Na nota à imprensa, a assessoria informou que o Hospital Universitário Clemente de Faria priorizou uma ampla divulgação prévia para que o cronograma de vacinação contra o novo coronavírus fosse cumprido dentro do previsto e que até quinta-feira, desde o início da campanha na unidade foram imunizados 945 servidores e colaboradores que atuam na linha de enfrentamento da Covid-19. Isto representa 78,75% de cobertura do total de doses disponibilizadas ao HUCF. A campanha, em nível local, é de responsabilidade da Coordenação de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde.

Sobre os servidores e colaboradores ativos em trabalho presencial neste período de pandemia e que já estavam nominalmente relacionados para receber a vacina no cronograma inicial de vacinação do HUCF, cumprido entre segunda-feira (25) e quinta-feira (28), mas que, por algum motivo, não receberam a primeira dose, a imunização será mantida. O atendimento foi estendido somente para os servidores/colaboradores nesta situação para a próxima segunda-feira (1º), a partir das 8 horas, conforme alinhamento com a Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelas aplicações in loco.

Para maior controle de fluxo de pessoas ao local de vacinação e, assim, evitar contratempos, o coordenador/gerente receberá por e-mail o horário para atendimento de seu respectivo setor no HUCF, com a responsabilidade de repassar a informação em tempo real aos seus colaboradores. Reforça que todos os esforços têm sido empreendidos para atender aos trabalhadores da saúde, mas esclarecemos que todas as ações dependem do alinhamento com as regras estabelecidas e orientadas pela Coordenação de Imunização do Município para que a estratégia de atendimento seja implementada de forma ágil, segura e a mais ampla possível. Todos devem levar documento de identificação, CNS ou comprovante de residência e seguir rigorosamente as medidas sanitárias, como higienização das mãos, uso de máscaras e distanciamento social.