“Projeto Unimontes Solidária: acessando os direitos sociais” chega a Coração de Jesus - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

“Projeto Unimontes Solidária: acessando os direitos sociais” chega a Coração de Jesus

O município de Coração de Jesus vai receber as atividades do Projeto “Unimontes Solidária: acessando os direitos sociais”, no período de 22 a 29 de julho. A iniciativa conta com a participação de acadêmicos dos diversos cursos de graduação da Universidade Estadual de Montes Claros, supervisionados por professores da instituição. O objetivo é colocar o conhecimento ensinado na sala de aula a serviço da comunidade, atendendo, principalmente, as pessoas de baixa renda.

A abertura oficial das atividades do Projeto Unimontes Solidária em Coração de Jesus está marcada para este sábado (22), às 11h, na Câmara de Vereadores do Município. As ações são coordenadas pela Pró-Reitoria de Extensão, articulada com os departamentos e coordenações de cursos.

A parceria com a prefeitura de Coração de Jesus foi oficializada terça-feira (18/07). Na oportunidade, em visita ao Gabinete da Reitoria, o prefeito do município, Robson Mota Dias, foi recebido em reunião com o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago. Foi assinado o termo de compromisso entre a prefeitura e a Universidade para a execução das ações do Projeto Unimontes Solidária no município.

O Projeto Unimontes Solidária é coordenado pelo professor Jiulliano Carlos Lopes Mendes, do Departamento de Educação Física e do Desporto. Ele salienta que iniciativa visa a troca de saberes entre o conhecimento científico e o conhecimento popular, oportunizando aos acadêmicos o contato com a realidade regional na qual serão inseridos, por meio de uma relação direta com as comunidades atendidas.

“O objetivo é a construção de soluções para melhoria da qualidade de vida, de forma a equacionar os problemas sociais e reduzir a exclusão social, além de contribuir para a construção da cidadania no território norte mineiro e nas demais regiões onde atuar”, afirma Mendes.

O reitor Wagner de Paulo Santiago destaca que o Projeto Unimontes Solidária coloca a Universidade mais próxima da população, levantando suas reais necessidades. “Entendemos o nosso papel de levar o conhecimento extra-muros. É isso que queremos: oferecer para a população o ensino de qualidade e a troca de experiências, de tal maneira que possamos impactar e deixar um legado para a transformação da sua realidade, através da educação”, assegurou.

“Acredito muito na força do Projeto Unimontes Solidária, que será um divisor de águas, com o resgate dessas atividades que foram interrompidas por um longo período, pós-pandemia da Covid-19. A expectativa é que possamos contar com a parceria das prefeituras para que venham participar e conhecer, de fato, o trabalho transformador da nossa universidade”, enfatizou Santiago.

“Estamos muito felizes em receber a Unimontes em Coração de Jesus. Esperamos que a Universidade leve o saber científico às comunidades, com qualidade, proporcionando mais conhecimentos às pessoas”, observou o prefeito Robson Mota Dias.

Também participaram da reunião: o vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha; o pró-reitor de Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves; a pró-reitora adjunta de Extensão, professora Thalita Thyrza de Almeida Santa Rosa; o professor Márcio Ribeiro Prates (da equipe do Projeto Unimontes Solidária); e a secretária municipal de Educação de Coração de Jesus, Maria Helena Pires Pereira.

Área de atuação

O Projeto Unimontes Solidária tem como áreas temáticas de atuação prioritárias: Direitos Humanos e Justiça, Educação, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Empreendedorismo, Cidadania, Arte, Cultura, Entretenimento, Esporte e Lazer, dentre outras, de acordo com as demandas específicas do município.

As ações solidárias poderão abranger as áreas urbanas e rurais dos municípios, contemplando distritos e adjacências.

A equipe do Projeto Unimontes Solidária a Coração de Jesus será composta por dois professores e 21 acadêmicos dos cursos de Direito, Educação Física, Enfermagem, Pedagogia, Letras Espanhol, Serviço Social e Odontologia.

A seleção dos municípios atendidos pela inciativa é feita por meio de edital, atendendo comunidades do Norte de Minas e dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri. (Ascom Unimontes)

%d blogueiros gostam disto: