Em Montes Claros é desenvolvido um projeto social que estimula a prática do judô na cidade. Localizado na Rua Rodrigo Costa, n° 291, no bairro Canelas, a Associação Judô Caminho Suave funciona há três anos, e abrange crianças de 6 a 17 anos de idade, e até meados dos 18 e 19 anos.
O diretor técnico do projeto, Sérgio Oliveira, explica sobre proposta do projeto. “É um projeto filantrópico, em que todos os professores que trabalham são voluntários. Trabalhamos com duas vertentes, que são: o social e o particular. O social são para aquelas crianças que não têm renda, onde os pais não conseguem pagar a mensalidade. Contamos muito com o apoio dos pais, que para mim, é a ferramenta que sustenta o nosso objetivo, porque sem a ajuda deles é muito complicado. Fazemos uma leitura completa da criança, porque muitas vezes ela chega para nós com todas as dificuldades e limitações, e trabalhamos para desenvolvê-las. Também temos um trabalho com as famílias das crianças. O particular funciona como forma de contribuição, para pagar a conta de luz, de água, e gastos gerais, por conta do espaço que utilizamos”, conta.
Segundo o diretor, a associação incentiva a prática do esporte, não só o lado da competição, mas também o lazer, pois nem todas as crianças possuem um espírito competitivo. “Mesmo as crianças que não participam de alguma competição, fazem as aulas por hobby e lazer. Temos adultos e crianças, então, não temos distinções”, afirma Sérgio.
Os alunos do projeto participaram recentemente de uma competição importante, levando muitas premiações para casa, dando orgulho para associação. “Para nós foi surpreendente, porque a maioria era estreante no Campeonato Mineiro de Judô. De 12 atletas que levamos, nove trouxeram medalhas, sendo quatro de 1° lugar, quatro de 2° lugar e uma medalha de bronze. Para nós é gratificante porque reformulamos nosso trabalho, onde a prioridade é que as crianças e os adolescentes tenham acesso a coisas que eles não tinham anteriormente. Então levamos uma turma nova, começando lá da base um trabalho de formiguinha, e foi melhor do que eu esperava. Essa foi a terceira etapa e já foi encerrada. Basicamente ela soma pontos para o Campeonato Brasileiro de judô. Será na mesma cidade – em Ribeirão das Neves”.
A associação conta com o apoio do CMDCA – Conselho Nacional de Crianças e Adolescentes, que ajuda no lanche das crianças. No entanto, Sérgio relata que o projeto possui outros gastos, como as contas de água e luz, que segundo o diretor, alguns pais ajudam pagando a mensalidade na parte particular do projeto. “Nós precisamos muito de apoio, de patrocínio, às vezes um empresário que quer adotar um atleta, essa é uma forma de ajudar. Hoje é uma questão que temos mais dificuldade, como para pagar as inscrições, os custos da viagem, alimentação, tem todo um aparato para poder competir”.
As pessoas que quiserem ajudar a Associação Judô Caminho Suave podem estar entrando em contato através das redes sociais da instituição, e os interessados também podem procurar o diretor no endereço da associação para estar realizando uma aula experimental. (JOYCE ALMEIDA – Sob supervisão de Stênio Aguiar)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)