Projeto Pegada Ambiental está entre os finalistas do Troféu Seriema - Rede Gazeta de Comunicação
Projeto Pegada Ambiental está entre os finalistas do Troféu Seriema

O Projeto Pegada Ambiental está entre os três finalistas do Troféu Seriema, de Goiás e que objetiva o reconhecimento de práticas de toda sociedade, que geraram e geram uma rica reflexão sobre o desenvolvimento sustentável no Brasil. O Prêmio tem uma narrativa de sucesso e credibilidade e desde quando foi criado, trouxe um conceito sólido entendendo que a Engenharia e as Geociências estão amplamente aplicadas em todas as atividades humanas, além de serem propulsoras de inovações e tecnologias, influenciando e engajando os mais diversos setores da sociedade. O engenheiro Pedro Bicalho Maia relatou que foi com muita alegria que recebeu a notícia de estarem entre os três projetos finalistas para receber este que é considerado o Oscar da engenharia sustentável.

Segundo ele, o projeto Pegada Ambiental está alinhado a promoção da sustentabilidade socioambiental. Porque trata de um projeto de educação ambiental para implantação de coleta seletiva que utiliza uma máquina para coleta automatizada de embalagens recicláveis (papel, plástico e metais), funcionando através de um aplicativo que, além de mensurar os ganhos ambientais proporcionados pelas embalagens depositadas na máquina zero (economia de água, energia elétrica e de redução da emissão de gases estufa) em tempo real, ele credita pontos que podem ser trocados por descontos exclusivos nas empresas parceiras do projeto.

Além disto, todos os recicláveis destinados na zero são doados as associações de catadores, assim, além de promover a redução de impactos ambientais, economia de recursos naturais, economia de água, energia e reduzir a emissão de gases estufa na fabricação de novos produtos (uma vez que a cadeia produtiva é reduzida com a utilização das embalagens recicladas em substituição a matéria prima bruta) o projeto Pegada Ambiental contribui para o aumento da renda dos catadores de materiais recicláveis, gerando emprego e fomentando a economia local com um dinheiro que estava sendo enterrado. O engenheiro Pedro Bicalho viaja no dia 17 de novembro para a premiação que acontecerá em Goiânia, data em que será divulgado o resultado final. (GA)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: