Gil Pereira: “É estratégico para o Norte de Minas, com estimativa de 23,7 mil hectares irrigados e a geração de 100 mil empregos diretos e indiretos”
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realiza, nesta sexta-feira (1º/3), às 14h, na B3 (Bolsa de Valores), em São Paulo (SP), o leilão do esperado Projeto Hidroagrícola Jequitaí, antiga e fundamental demanda de toda a população do Norte de Minas. Quando for concluída a sua implantação, estima-se que o empreendimento gere cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos e produza 350 mil toneladas de alimentos em área irrigada (especialmente fruticultura).
“Momento para mim de grande alegria, ao ver atendidas as minhas solicitações, graças ao empenho e apoio do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, a quem agradeço e que engrandece a política mineira e nacional. Teremos os recursos necessários para retomada e conclusão das obras, iniciadas durante meu período como secretário de Estado da Sedinor-MG, na gestão do então governador Antonio Anastasia”, declarou o deputado Gil Pereira (PSD), ao comemorar a boa notícia e destacar “a importância de se acreditar e persistir em um objetivo, mesmo diante da natural descrença de tanta gente”.
Além de Gil Pereira, presidente da Comissão de Minas e Energia, da Assembleia Legislativa (ALMG), estarão presentes ao evento os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o senador Rodrigo Pacheco e o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira.
Concessão
O Projeto Jequitaí também possibilitará a reservação de água para abastecimento de até 19 municípios da região. Além disso, viabilizará área irrigada de 23,7 mil hectares. A expectativa é de que os investimentos atinjam total de R$ 1,5 bilhão. “Sonhado há décadas, provocará impacto social e econômico inédito na nossa região, gerando desenvolvimento em alta escala e equacionando o problema da falta de água, com a implantação de barragem de usos múltiplos no rio Jequitaí”, explicou Gil Pereira.
A concessão do projeto está sendo realizada pela Codevasf, em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), da Casa Civil.
Entre as suas principais finalidades, destacam-se: o abastecimento humano; a agricultura irrigada; a regularização de vazões e o controle de cheias; a piscicultura; o turismo; e o potencial de geração de energia elétrica.
Demanda histórica
Demanda histórica da população norte-mineira, o convênio para sua implantação foi celebrado no dia 12/05/2011, com o Ministério da Integração Nacional, durante a gestão do deputado Gil Pereira como secretário de Estado da Sedinor-MG, quando também foram iniciadas as obras (07/02/2013).
Faz parte do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Pertencente à bacia, garantirá o lançamento de 34 m³/s de água no rio, volume superior ao que foi necessário à transposição: 26 m³/s. (Carlos Humberto)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)