Pacientes em tratamento oncológico no Hospital Dilson Godinho (HDG) recebem perucas doadas pelo projeto “Perucas Solidárias” e confeccionadas pela Oficina do Cabelo.
Os cabelos para confecção de perucas são oriundos de doações recebidas no hospital durante todo o ano e ajudam a devolver a autoestima das pacientes em tratamento e que vivenciam a perda de cabelo.
O Projeto “Perucas Solidárias” é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) e tem como objetivo emprestar perucas para pacientes da oncologia por um período.
“A paciente recebe orientações sobre os cuidados com a peruca e são emprestadas de cinco a quinze perucas por mês, de acordo com a demanda das pacientes e a quantidade de cabelos doados. Só nos meses de fevereiro e março deste ano, foram doadas em torno de 10 perucas”, destaca Michele Antunes da Silva, coordenadora do GTH.
É importante ressaltar que o tamanho mínimo do cabelo a ser doado para que as perucas sejam confeccionadas em parceria com a “Oficina do Cabelo” é de 20 centímetros. O cabelo precisa ser entregue seco e não tem problema se tiver algum tipo de química.
Pessoas interessadas em fazer a doação do cabelo já cortado ao Hospital Dilson Godinho, devem procurar as recepções da Oncologia, as assistentes sociais ou a psicóloga do HDG, sempre de segunda a quinta-feira, de 7h às 17h. Na sexta-feira, de 7h às 16h.
“As perucas são ‘empréstimo’ durante tratamento, mas na maioria das vezes não são devolvidas. A iniciativa impacta diretamente inúmeras mulheres que realizam tratamento oncológico, pois devolvem a autoestima e proporcionam maior aceitação da autoimagem”, ponderou Michele Antunes.
Oficina do Cabelo
Maria Vera Lúcia Alves Teixeira, uma das sócias da Oficina do Cabelo, conta que ela mesma confecciona as perucas e que se sente muito feliz em poder ajudar outras mulheres em tratamento. Ela ressalta ainda a parceria gratificante com o HDG em quase 12 anos e a entrega de mais de 600 perucas neste período.
“Essa parceria com o HDG foi um divisor de água em minha vida. Vê o efeito na paciente, o brilho nos olhos, o sorriso em fazer o tratamento sem o complexo das pessoas olharem para ela sem cabelo é muito gratificante. São quase 12 anos de parceria, que enriquece a essência da gente e ajuda em nossa evolução espiritual. O bem que a gente faz ao próximo, a gente faz a nós mesmo. São mais de 600 perucas já confeccionadas durante este tempo e o projeto cresceu muito com o apoio de toda a imprensa. Sou muito feliz em participar e grata a ter sido convidada a abraçar um projeto tão nobre e humanizado”, destacou a empresária.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)