O Instituto Social de Amor Cristão (Projeto ISAC) contará com R$ 32 mil para executar a segunda parte do projeto ‘Conexão Inclusiva, Educativa e Transformadora’ que tem como objetivo, otimizar as atividades no laboratório de informativa no projeto ISAC para continuar atendendo 60 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ou risco social. o plano de trabalho foi aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA com recursos provenientes do Fundo Municipal da Infância e Adolescência.
O projeto foi criado tendo em vista a situação de vulnerabilidade que encontram as famílias atendidas pelo Projeto ISAC, o déficit, evasão escolar e o crescente aumento do trabalho infantil, violências intrafamiliar, aumento dos casos de crianças e adolescentes com transtornos TDAH, TEA e outros, quando a coordenação da instituição juntamente com a equipe técnica criou o ‘Projeto conexão inclusiva, educativa e transformadora’, cuja proposta visa a inclusão de crianças e adolescentes a partir dos sete anos de idade nas aulas de informática e sua conexão ao mundo digital de forma que possa contribuir para o seu desenvolvimento psicossocial e melhorar o rendimento escolar, combater a evasão, o déficit e proporcionar a criança e adolescentes a oportunidade de alfabetização, mudança, transformação e crescimento psicossocial adequado, principalmente do afastamento da criminalidade e dos riscos sociais que aumentaram bastante nesse período de pandemia, entre eles o vilão é o trabalho infantil.
Através desde projeto a instituição pretende adquirir 11 computadores novos, 1 impressora e contratar um professor de informática e um educador social para auxiliar as crianças e adolescentes nas tarefas, trabalhos escolares e nas atividades atreladas à informática. Além das aulas de informática, a instituição pretende desenvolver uma metodologia de ensino-aprendizagem com as crianças que ainda não conseguiram aprender a ler, devido o déficit de atenção (TDAH e TEA). Neste ano foram registrados oito casos. Além do ensino pretende-se acompanhar essas crianças e adolescentes através da intervenção do serviço social e da psicologia para encaminhar as famílias dessas à rede de assistência do município.
O laboratório de informática é de extrema necessidade nesse novo contexto que estamos vivendo, facilitará o acesso e a conexão desse publico ao mundo digital, uma vez que, suas famílias não possuem meios para arcar com professores particulares, cursos de formação profissional devido a condição econômica, principalmente nesse tempo pós pandemia da Covid-19 onde as vulnerabilidades agravaram. Este projeto vem ao encontro deste público, oportunizando inclusão digital, socialização e melhor rendimento escolar e possibilitando uma preparação para futuro ingresso dos adolescentes no mercado de trabalho como jovem aprendiz após os 15 anos que é a idade máxima que o projeto acompanha. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)