Projeto ISAC recebe R$ 32 mil para conexão inclusiva - Rede Gazeta de Comunicação

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Projeto ISAC recebe R$ 32 mil para conexão inclusiva

O Instituto Social de Amor Cristão (Projeto ISAC) contará com R$ 32 mil para executar a segunda parte do projeto ‘Conexão Inclusiva, Educativa e Transformadora’ que tem como objetivo, otimizar as atividades no laboratório de informativa no projeto ISAC para continuar atendendo 60 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ou risco social. o plano de trabalho foi aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA com recursos provenientes do Fundo Municipal da Infância e Adolescência.

O projeto foi criado tendo em vista a situação de vulnerabilidade que encontram as famílias atendidas pelo Projeto ISAC, o déficit, evasão escolar e o crescente aumento do trabalho infantil,  violências intrafamiliar, aumento dos casos de crianças e adolescentes  com transtornos TDAH, TEA e outros, quando a coordenação  da instituição juntamente com a equipe técnica criou o  ‘Projeto conexão  inclusiva, educativa e transformadora’, cuja proposta visa a  inclusão de  crianças e adolescentes   a partir dos sete anos  de idade  nas aulas de  informática e sua conexão ao mundo digital de forma que possa contribuir para o seu desenvolvimento psicossocial e  melhorar o rendimento escolar, combater a evasão, o déficit e proporcionar a criança  e adolescentes a  oportunidade de alfabetização,  mudança, transformação e crescimento psicossocial adequado,  principalmente do afastamento da criminalidade e dos riscos sociais que aumentaram bastante nesse período de pandemia, entre eles  o  vilão é  o trabalho infantil. 

Através desde projeto a instituição pretende adquirir 11 computadores novos, 1 impressora e contratar um professor de informática e um educador social para auxiliar as crianças e adolescentes  nas tarefas, trabalhos escolares e nas atividades atreladas à informática. Além das aulas de informática, a instituição pretende desenvolver uma metodologia de ensino-aprendizagem com as crianças que ainda não conseguiram aprender a ler, devido o déficit de atenção (TDAH e TEA). Neste ano foram registrados oito casos. Além do ensino pretende-se acompanhar essas crianças e adolescentes através da intervenção do serviço social e da psicologia para encaminhar as famílias dessas à rede de assistência do município.

O laboratório de informática é de extrema necessidade nesse novo contexto que estamos vivendo, facilitará o acesso e a conexão desse publico ao mundo digital, uma vez que, suas famílias  não possuem meios para arcar com professores particulares, cursos de formação profissional devido a condição econômica, principalmente nesse tempo pós pandemia da Covid-19 onde as vulnerabilidades agravaram. Este projeto vem ao encontro deste público, oportunizando inclusão digital, socialização e melhor rendimento escolar e possibilitando uma preparação para futuro ingresso dos adolescentes no mercado de trabalho como jovem aprendiz após os 15 anos que é a idade máxima que o projeto acompanha. (GA)