A Escola Estadual Coronel Filomeno Ribeiro, no bairro Alto São João, em Montes Claros, é uma das vencedoras da etapa estadual da 2ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. O educandário venceu na categoria Ensino Fundamental I, com o projeto ‘Empreendimento Jogos Mais que Especiais’, e agora segue para etapa nacional do concurso, que será realizado no mês de maio.
O Prêmio tem o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de professores brasileiros que tenham implementado projetos e ações de educação empreendedora no ambiente escolar, estimulando o ensino do empreendedorismo e inspirando novas práticas.
A ideia do empreendimento ‘Jogos Mais que Especiais’ nasceu em 2016 e, desde então, trabalha a inclusão dos alunos do atendimento educacional especializado. O objetivo é desconstruir preconceitos e promover a aceitação, o respeito e a convivência colaborativa, evitando o bullying. As atividades integradas são desenvolvidas por meio da metodologia da educação empreendedora, cooperativa e financeira, envolvendo os alunos na fabricação de jogos pedagógicos inclusivos.
A diretora Clelma Mendes conta que a ação oportuniza uma convivência mais próxima entre os alunos. “O projeto surgiu da necessidade de incluir os demais estudantes no universo dos alunos portadores de necessidades especiais. Por meio das oficinas de criação de jogos pedagógicos, conseguimos mostrar a eles que todos podem conviver em harmonia, a partir da cooperação e da partilha”, enfatiza.
O projeto é permanente e está em constante evolução. Durante a pandemia, foi adaptado para que os alunos pudessem participar e interagir por meio de jogos virtuais inclusivos. Segundo diretora, a iniciativa ganhou a confiança de pais e alunos. “No início, a escola contava com apenas três alunos especiais, hoje já são 15. Conseguimos fazer com que todos entendessem as necessidades e diferenças de cada um. Com as atividades, eles passaram a conviver de forma natural”, acrescenta.
A analista do Sebrae Minas Hebbe Mendes destaca a importância do projeto desenvolvido na instituição. “A escola Filomeno Ribeiro é exemplo e inspiração para outras instituições de ensino. Um projeto como esse, que trabalha a inclusão utilizando as metodologias da educação empreendedora, colabora para comportamentos de sucesso, integrando alunos, professores e comunidade”, enfatiza.
Este é o segundo Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora conquistado pela Escola Estadual Coronel Filomeno Ribeiro na fase estadual. Em 2019, o educandário venceu com o projeto “Ler é Crescer”.
Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora
A 2ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE). Em 2021, o programa capacitou mais de 28 mil educadores em Minas Gerais, impactando mais de 69 mil estudantes, com diversos cursos, seminários e capacitações em todas as regionais do estado.
O Prêmio tem o apoio do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER), plataforma digital, referência em estudos, pesquisas, ferramentas e tecnologias sobre Educação Empreendedora e do Porvir, plataforma de conteúdos e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil. (Agência Sebrae)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)