Projeto exige divulgação de teor de lactose em embalagens - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Projeto exige divulgação de teor de lactose em embalagens

VALDEMAR SOARES

O vereador Júnior do Grande Renascença disse que os empresários do setor de alimentos têm que dar uma contribuição maior para melhor esclarecimento do teor de vitaminas, bem como perigos ou excesso que compõem o alimento que será consumido pelo cidadão.

O vereador disse que a Câmara dos Deputados analisou e aprovou em todas as Comissões o Projeto de Lei 8194/14, que torna obrigatória a indicação do teor de lactose nas embalagens de leite e de todos os produtos que contenham a substância.

Segundo o vereador, essa é uma importante medida e lembrou que a forma como a informação será impressa deverá ser definida por regulamento. O parlamentar lembrou ainda que esse projeto modifica o decreto-Lei nº 986/69, que institui normas básicas sobre alimentos.

Junior lembrou que a medida vai proteger as pessoas com intolerância à lactose – incapacidade de digerir completamente o açúcar predominante no leite, devido à ausência ou insuficiência de uma enzima chamada lactase no corpo. Como consequência, a substância chega ao intestino grosso inalterada, provocando retenção de água, diarreias e cólicas, explicou ainda que: “a intolerância à lactose afeta, no mínimo, 50% da população brasileira. Portanto, o conhecimento do teor de lactose presente nos alimentos é uma condição essencial para essas pessoas administrarem seu consumo diário de cálcio e de vitamina D”, argumenta.

“As pessoas nem sempre olham atrás no produto, para ver a quantidade de leite, se dá para ingerir ou não, aí acabam consumindo mais do que o corpo aguenta. Tendo aviso na embalagem, poderia ser evitado”. Ao concluir o parlamentar disse que são medidas simples, mas eficazes que pode ajudar e muito as pessoas que tem algum tipo de dificuldade para buscar informações nesse sentido. (Com informações da ‘Agência Brasil’)

%d blogueiros gostam disto: