Ciclo de debates, oficinas e ações para o desenvolvimento urbano. Este foi o objetivo central do projeto de extensão “Encontros Citadinos”, da Universidade Estadual de Montes Claros, que realizou seu primeiro evento oficial nessa terça-feira (22/2).
A palestra teve como tema o “Desenvolvimento Urbano: algumas reflexões teóricas”, e teve como convidada a professora Anete Marília Pereira, do Departamento de Geociências e mestrado/doutorado em Desenvolvimento Social e mestrado em Geografia, e mediação do professor Giancarlo Marques Carraro Machado, do Departamento de Política e Ciências Sociais e do mestrado/doutorado em Desenvolvimento Social.
O projeto foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx), da Unimontes, em dezembro último, e está vinculado ao Departamento de Educação Física e do Desporto – com a colaboração de cursos e departamentos de outros centros de ensino da Universidade – e da própria Coordenadoria de Extensão Comunitária, da Pró-Reitoria de Extensão (PREx). A coordenação é dos professores Isabela Veloso Lopes Versiani e Jiulliano Carlos Mendes Lopes.
No entanto, o trabalho começou antes. Segundo os coordenadores, a ideia inicial surgiu em 2020, na interação entre grupo de pesquisa Citadino e o Núcleo Interdisciplinar em Temáticas Urbanas, com articulações com pesquisadores e professores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social – PPGDS/Unimontes.
O ponto de partida dos “Encontros Citadinos” é: discutir a intervenção no espaço público como forma de contribuir com o Desenvolvimento Urbano e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida nas cidades na região, em especial, o Norte de Minas.
“O Projeto “Encontros Citadinos” busca potencializar o papel da Universidade na compreensão de diferentes problemáticas envolvidas nas questões urbanas no contexto local/regional”, analisam os coordenadores, ao destacarem “a pluralidade na relação entre ensino, pesquisa e extensão como forma de contribuir para o desenvolvimento de processos transformadores entre a Universidade e a sociedade”. (Portal Unimontes)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)