Projeto em Janaúba estimula a participação dos pequenos negócios - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Projeto em Janaúba estimula a participação dos pequenos negócios

O Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura de Janaúba, desenvolve no município, ao longo deste ano, o Projeto de Compras Públicas. Por meio de consultorias e capacitações, serão atendidos gestores públicos envolvidos no processo de aquisição de bens e serviços e fornecedores como microempreendedores individuais (MEI), Micro e Pequenas Empresas (MPE) ou produtores rurais da cidade. Os interessados em participar do projeto poderão ligar para (38) 3821-1028 (Acijan) ou (38) 3821-3000 (Sebrae em Janaúba).

A iniciativa para fomentar compras governamentais integra um dos eixos do Programa Cidade Empreendedora, criado em 2021, pelo Sebrae Minas, para apoiar os municípios no enfrentamento aos efeitos econômicos da pandemia da Covid-19. Ao adotar a medida, o gestor público aplica a Lei Complementar nº 123/2006, que garante uma ampla participação dos representantes do comércio local, sem comprometer a eficácia, eficiência e transparência dos processos de compras públicas.

“Com o programa, queremos mostrar para os gestores públicos que comprar de pequenos negócios locais, além de contribuir para a geração de emprego e renda, estimula e fortalece a economia do município”, ressalta a analista do Sebrae Minas Cleris Bibbo.

Segundo a prefeitura de Janaúba, somente em 2020, mais de 30 milhões dos recursos municipais foram destinados às compras fora da cidade. “O setor comercial e a prestação de serviços precisam ofertar produtos e serviços que atendam também às necessidades do poder público. Com essa parceria com o Sebrae, vamos preparar os pequenos negócios para atender nossas demandas, e assim, os recursos permaneçam dentro da cidade”, enfatiza o prefeito José Aparecido Mendes.

A Associação Comercial e Empresarial de Janaúba (Acijan) também apoia o programa. Arlem Ruas, presidente da entidade, destaca que a iniciativa é fundamental para a geração de renda do município. “Vamos capacitar mais de 100 empresas da cidade e orientar os empresários sobre como atender demandas do município”, reforça. (Agência Sebrae)