Uma solenidade com música, poesia e muita emoção marcou a celebração dos 10 anos do projeto ‘Montes Claros na Trilha da Leitura’, realizado pela Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Educação, com o objetivo de promover a literatura e incentivar a leitura.
A celebração foi realizada na manhã dessa quarta-feira (6), e contou com a participação da secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso, do jornalista e ex-secretário de Educação, Benedito Said, representantes da Câmara, diretores escolares, servidores municipais e autoridades convidadas, além da equipe do projeto.
A secretária Rejane Veloso destacou a importância do Trilha da Leitura, que vem contribuindo para melhorar os índices de aprendizagem nas escolas do município. “É um projeto que foi construído a várias mãos ao longo desses dez anos e, hoje, está gigantesco, com um papel fundamental na formação dos nossos alunos, mas que também leva arte e alegria para toda a população”, destaca.
Desde o início do projeto, foram mais de R$ 2,6 milhões investidos na aquisição de livros literários, totalizando 69.043 livros de diversos autores, disponibilizados nas bibliotecas das escolas para potencializar o aprendizado dos alunos, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A coordenadora do projeto, Ellen Santa Rosa diz que são dez anos de muitas histórias para contar. “Histórias contadas nas escolas, nas praças, nos parques, nas feiras, nos hospitais. E também são dez anos de muita gratidão a todas as pessoas que colaboraram, que fizeram parte dessa história, de forma especial à Administração Municipal, por acreditar e investir nesse projeto que é tão transformador”, reconhece.
Ex-secretário municipal de Educação, o jornalista Benedito Said destacou que a literatura é fundamental para desenvolver a capacidade de interpretação e transformar o que alguém escreveu em conhecimento. “Quando se junta a alfabetização e o letramento é possível decodificar os emaranhados do mundo e
promover a potencialidade humana através da literatura. Por isso existe o Trilha da Literatura, esse projeto tão importante para ajudar os alunos a caminhar pela libertação através do conhecimento, rumo a um mundo melhor”, avalia. (JERUSIA ARRUDA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)