Com o objetivo de contribuir para a celeridade do projeto Sul-Americana de Metais (SAM), no Norte de Minas, garantindo desenvolvimento, com geração de emprego e renda para a região, será encaminhada à Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e ao Presidente do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), Marília Carvalho de Melo, uma moção do Fórum Estadual Pró Emprego e Renda – formado por líderes dos trabalhadores e dos empresários da indústria de Minas Gerais. O empreendimento já recebeu aprovação na Agência Nacional de Mineração (ANM) e está em fase de licenciamento no Estado.
Na última quinta-feira (20), a diretora de Relacionamento e Meio Ambiente da SAM, Gizelle Andrade, apresentou o Projeto Bloco 8 da empresa durante encontro do fórum, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), no bairro Funcionários, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Na reunião, o co-presidente do fórum e presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, lembrou que outra empresa passou por uma situação idêntica a vivida hoje pela SAM e que foi superada graças à mobilização do fórum junto ao Copam.
O dirigente observa que o aporte contempla também os projetos de energia fotovoltaica bem como o de solução hídrica para a captação de água que vão beneficiar a comunidade. “O Projeto Bloco 8, vai mudar a estrutura logística, vai mudar a cara do Norte de Minas e merece a nossa atenção, o nosso apoio”, diz.
Desenvolvido para ser sinônimo mundial de segurança e inovação, o Projeto Bloco 8 é um projeto de mineração formado por um complexo minerário para extração e tratamento de minério de ferro e uma importante barragem de água (Barragem do Rio Vacaria) que atenderá a empresa e as comunidades locais. Localizado nos municípios de Grão Mogol, Josenópolis, Fruta de Leite e Padre Carvalho, além de trazer soluções para a disponibilização dos recursos hídricos, o projeto contribuirá fortemente para o crescimento econômico e social na região Norte de Minas.
O investimento da SAM para o empreendimento é de 2,1 bilhões de dólares tornando viável a extração de minério de ferro de baixo teor (média de 20%) e a transformação do minério do norte do estado em um produto de alta qualidade, com produção anual de 27,5 milhões de toneladas de concentrado minério de ferro. A construção da barragem de água do Rio Vacarias permitirá a disponibilização de água às comunidades locais. Com distribuição prevista pelo Governo do haverá uma quantidade de água disponível equivalente ao abastecimento de mais de 640 mil pessoas por dia, superior à população de Montes Claros. A SAM vai também realizar, em parceria com o governo do estado, um projeto de irrigação para apoio à agricultura familiar local.
Além disso, a empresa pretende fomentar o potencial energético da região. A partir do 5º ano de operação vai utilizar 100% de energia renovável, o que poderá gerar novos negócios e atrair mais investimentos para o norte de Minas. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)