Projeto criado pela Credinor e Prefeitura Municipal de Lontra é finalista de prêmio nacional - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Projeto criado pela Credinor e Prefeitura Municipal de Lontra é finalista de prêmio nacional

Iniciativa concorre com outros dois projetos de São Paulo e Rondônia

O projeto “Vale Feira”, criado por meio de uma parceria entre o Sicoob Credinor e a Prefeitura Municipal de Lontra, está ganhando destaque nacional após figurar entre os finalistas do Prêmio ProsperaCoop, na categoria Social. Este reconhecimento premia práticas sustentáveis implementadas por cooperativas financeiras no Brasil, alinhadas aos princípios de ESG (Environmental, Social and Governance) e Finanças Sustentáveis.

Criado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), o prêmio recebeu mais de 150 inscrições, que foram julgadas por um time de 22 especialistas voluntários. Para a final, foram selecionados 12 projetos, sendo três em cada uma das categorias: Meio Ambiente, Social, Governança e Finanças Sustentáveis.

O “Vale Feira” foi lançado em 2021 com o objetivo principal de proporcionar segurança alimentar para 200 famílias em situação de vulnerabilidade no município. Por meio de um benefício mensal de R$ 50,00 por família, destinado exclusivamente à compra de alimentos na feira da agricultura familiar, o projeto visa melhorar a qualidade da alimentação e ao mesmo tempo fortalecer a agricultura local.

Única instituição financeira presente no município, a Credinor foi convidada pela administração municipal para propor uma solução de pagamentos e recebimentos, uma vez que a própria prefeitura não poderia transferir o valor diretamente na conta dos beneficiários.

Diante da solicitação, uma equipe de colaboradores da cooperativa se envolveu na demanda e criou o “Vale Feira”, projeto de agricultura sustentável e segurança alimentar que não se limita ao aspecto social, visto que integra os pequenos produtores da Associação dos Feirantes de Lontra (ASFELON), o que promove a inclusão financeira desses empreendedores locais e fortalece o princípio da retenção de riquezas nos próprios municípios.

“A feira livre acontece todos os sábados e conta com cerca de 22 agricultores cadastrados, que comercializam os mais diversos produtos. Para regulamentar o projeto, foi celebrado um termo de colaboração entre o município de Lontra e a ASFELON, que mensalmente recebe o dinheiro da prefeitura e faz os repasses para as famílias beneficiadas”, explica a chefe de gabinete da prefeitura de Lontra, Janete Ferreira.

Com o apoio da Credinor, os feirantes foram contemplados, de forma gratuita, com uma máquina de cartão Sipag para receberem os pagamentos, que são efetuados por meio do cartão Coopcerto, além das barracas para a feira. Após o sucesso do projeto, outras cidades da região, como Bocaiuva e Coração de Jesus, já aprovaram lei municipal para implementar a iniciativa, enquanto Itacambira e Capitão Enéas estudam a implementação do “Vale Feira”.

Premiação

Os vencedores do Prêmio ProsperaCoop serão anunciados durante o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), no dia 7 de agosto, em Belo Horizonte (MG). As cooperativas campeãs receberão um troféu e terão a oportunidade de apresentar as ações ao público do congresso. Os projetos premiados também serão publicados no e-book Melhores Práticas Sustentáveis do Cooperativismo de Crédito Brasileiro, editado pela Confebras, além de serem divulgados no site e nas redes sociais da instituição.

“Estamos orgulhosos de ver o impacto positivo do ‘Vale Feira’ em Lontra e a indicação como finalista no Prêmio ProsperaCoop. Esse projeto foi idealizado com um objetivo muito bem desenhado e que está sendo atingido, fazendo jus ao nosso propósito de desenvolver os municípios onde estamos inseridos”, comenta o presidente do Sicoob Credinor, Dario Colares.