A Secretaria de Saúde apresentou ao Conselho Municipal de Saúde a programação anual com as metas para 2024. A programação anual é o instrumento que operacionaliza as intenções do município, os programas de saúde e alocação de recursos para que se possa realizar todos os seus objetivos.
Foram apresentadas, no quinta-feira (5), as principais metas para o ano de 2024, que contemplam os 22 programas ou eixos fundamentais da gestão do SUS. A Sesau apresentou propostas de melhorias na atenção básica como, a reforma de 4 unidades básicas de saúde e a construção de mais três unidades básicas de saúde (UBS), a manutenção do programa Mais Médicos pelo Brasil e a construção do Centro de Especialidades Odontológicas.
Também foi proposto a ampliação das consultas especializadas e ações para combater a mortalidade infantil e a gravidez na adolescência, a implantação do Programa ‘Mãe Piraporense’ que vai melhorar o acesso, a qualidade e a humanização ao pré-natal.
O diretor de assistência à Saúde de Pirapora, Gilson Nascimento falou sobre outros temas relevantes dentro da proposta, como; “o aumento na oferta de exames cardiológicos, urológicos e de imagem em geral. Decidiu-se pela ampliação do número de consultas especializadas, aumento da cota de laboratório para as regiões mais populosas do município e implantação do serviço de atenção visual e auditivo em parceria com a APAE, e esforços em parceria com a fundação hospitalar doutor Moisés Magalhães Freire para efetivar o início do atendimento oncológico no município além de soluções para ampliar oferta de cirurgias eletivas e fortalecer o tratamento fora do domicílio”, explicou.
Na saúde mental foi sugerida a implantação de um Caps AD álcool e drogas e a implantação de uma unidade de acolhimento adulto. O fortalecimento da saúde bucal compilação das equipes e o fortalecimento das vigilâncias em saúde com a modernização da estrutura.
Os exames de média complexidade também foram tema da discussão, e a ampliação das ações de promoção à saúde nos bairros da cidade. Ao final foi lido parecer das comissões de planejamento e avaliação do conselho de saúde, que votaram pela aprovação da plenária a qual aprovou a programação anual de forma unânime.
O diretor de Saúde Gilson Nascimento, em nome do secretário Rafael Lana agradeceu o conselho de saúde pela parceria e enfatizou a importância do controle social. Ainda propôs um pacto pela saúde de Pirapora, pela vida em defesa do SUS e um pacto de gestão entre a sociedade e a gestão do SUS, e enfatizou, “nunca se investiu tanto em saúde pública no município de Pirapora”. (Ascom PMP)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)