Programa visa acabar com a fila das eletivas e agilizar o diagnóstico de dengue e chikungunya em Moc - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Programa visa acabar com a fila das eletivas e agilizar o diagnóstico de dengue e chikungunya em Moc

O prefeito de Montes Claros publicou o Decreto Municipal nº 4.508, instituindo um grande Programa Municipal, denominado “Saúde aos Montes”. A iniciativa, que busca uma grande melhoria para a saúde do povo de Montes Claros, vai permitir grandes avanços na área da Saúde.

Entre as várias mudanças previstas está a disponibilização de mais de R$ 30 milhões para várias áreas. A principal aplicação dos recursos será destinada para a realização de cirurgias eletivas e procedimentos clínicos que estão com sua demanda reprimida, especialmente depois da pandemia, já que durante esse período a recomendação no país era para que as pessoas só fizessem procedimentos médicos de urgência, para evitar o contágio pela Covid-19. Esse grave problema agora será solucionado.

Para garantir a realização das cirurgias, o decreto determina até que seja feito o pagamento das cirurgias e procedimentos pelo mesmo preço pago aos planos de saúde. Podem inclusive serem contratados outros hospitais para dar cumprimento à demanda da população.

O programa “Saúde aos Montes” ainda prevê a implantação do Centro Colaborador, que funcionará como laboratório regional, realizando exames laboratoriais para o diagnóstico de doenças como a chikungunya, covid-19, dengue, tuberculose e zika, entre outras, agilizando de maneira considerável a identificação de doenças e o início do tratamento adequado.

A implementação de serviços especializados para o atendimento das pessoas em condições crônicas como gravidez de alto risco, hipertensão arterial e diabetes também faz parte do escopo do programa, que oferece assistência especializada para pacientes do Programa Estratégia da Saúde da Família (ESF). A ação ainda inclui a realização de consultas especializadas e exames diagnósticos, bem como o tratamento e acompanhamento dos pacientes cadastrados e a adoção e ampliação de Práticas Integrativas e Complementares com o objetivo de propiciar uma melhor qualidade de vida ao cidadão.

Por fim, o programa ainda vai facilitar o repasse de verbas para a Saúde, acabando com a burocracia desnecessária.

Com essas medidas, a Prefeitura espera atingir seu principal objetivo: cuidar bem das pessoas, com responsabilidade e transparência!