Programa Saúde Itinerante chega ao Norte de Minas com expectativa de realizar mil atendimentos - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Programa Saúde Itinerante chega ao Norte de Minas com expectativa de realizar mil atendimentos

Após passar por várias cidades no estado, o Programa Saúde Itinerante, do Sistema Faemg/Senar/Inaes, chega ao Norte de Minas para oferecer atendimentos em prol da saúde da mulher e do homem. Um caminhão com equipamentos médicos de ponta levará profissionais especializados a São João da Ponte, Varzelândia, Brasília de Minas e Coração de Jesus, entre 5 e 18 de setembro.

“Sabemos, que, na pandemia, muitos produtores rurais não tiveram a oportunidade de cuidar da saúde. Estamos ofertando esses atendimentos para garantir o diagnóstico precoce e o tratamento direcionado o mais rápido possível”, explicou a gerente de Formação Profissional e Promoção Social, Liziana Rodrigues.

Serão feitos exames preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau) e mamografia, para as mulheres, e exame de PSA (detecção de câncer de próstata) e consulta com urologista, para os homens. Mulheres e homens serão atendidos em dias separados para maior conforto. Serão adotados todos os cuidados diante da pandemia.

Em todos os municípios, o programa conta com parceria dos respectivos Sindicatos Rurais. Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São João da Ponte, Pedro Aparecido Pereira, a ação chega em um ótimo momento e que os sindicalizados logo foram informados sobre o programa e as vagas foram preenchidas. “Essas pessoas precisam dessa ajuda. Muitas delas não têm acesso a esses exames. Com a saúde em dia, o produtor fortalece seu trabalho e poderá produzir com mais qualidade”.

As consultas serão agendadas em intervalos suficientes para não haver aglomeração. O interessado deverá levar um documento de identificação e preencher uma ficha de cadastro.

Enquanto aguardam as consultas, as pessoas poderão assistir a vídeos informativos sobre saúde preventiva. Ao fim do atendimento, o paciente receberá um kit informativo, e os exames e as consultas, os laudos emitidos serão enviados para a Secretaria de Saúde dos municípios, que farão os encaminhamentos necessários, conforme os resultados.

“O programa mostra a preocupação do Sistema Faemg/Senar/Inaes só com os aspectos produtivos, mas com a qualidade de vida dos produtores e trabalhadores rurais”, destacou o gerente regional, Dirceu Martins.

Cronograma

5 e 7 de setembro – São João da Ponte

8 e 10 de setembro – Varzelândia

12 e 14 de setembro – Brasília de Minas

15 e 17 de setembro – Coração de Jesus. (RICARDO GUIMARÃES – Colaborador)