Programa que tem apoio do Sistema Faemg Senar vai ajudar na estruturação de projetos - Rede Gazeta de Comunicação

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Programa que tem apoio do Sistema Faemg Senar vai ajudar na estruturação de projetos

As escolas estaduais Maria Carneiro da Cruz, de Glaucilândia, e Antônio Corrêa e Silva, de Januária, vão encerrar 2022 com uma série de novidades e investimentos nos projetos escolares com auxílio do Sistema Faemg Senar. Isso graças às conquistas das duas instituições dentro do Programa Transformação em Jogo. As escolas ficaram entre as melhores do estado nas duas fases do projeto neste ano, arrecadando um total de R$ 10 mil, cada.

Realizado em parceria com o Sebrae, o Transformação em Jogo premiou as escolas dentro de ações que visam estimular o empreendedorismo juvenil, gerando uma nova visão de futuro e desenvolvendo valores como autoestima, confiança e autonomia.

“Vendo a conquista dessas escolas, ressalto a importância do Transformação em Jogo no papel de despertar os comportamentos empreendedores desde a infância. Com o apoio do Sistema Faemg Senar, estamos potencializando novas oportunidades no meio rural, inclusive na criação de possíveis negócios através do sentimento empreendedor destes jovens alunos”, comenta o gerente regional do Sistema Faemg, Dirceu Martins.

Investimentos

As duas conquistas da Escola Estadual Maria Carneiro da Cruz foram a partir de projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Fundamental II. “Foi gratificante poder trabalhar este projeto na escola, trabalhar o empreendedorismo. Todo o trabalho do programa foi desenvolvido junto aos alunos. Participar e receber, por duas vezes, a premiação é muito importante, principalmente por sabermos que estes recursos serão bem usados”, destaca o diretor da escola, Evandro dos Reis Costas.

A primeira premiação recebida pela escola, que ocorreu no mês de agosto, teve o recurso usado para a pintura do prédio, deixando o ambiente com mais conforto para receber os alunos. A expectativa agora é aplicar a nova premiação para obras de melhoria ao acesso dos estudantes à unidade.

“Os alunos estão mais satisfeitos. Chegar na escola e ver um ambiente mais estruturado faz com que os alunos vivenciem ainda mais este ambiente de aprendizagem. E o programa já faz sucesso junto aos demais estudantes. Quando apresentamos e mostramos o que foi feito com o recurso conquistado, muitos alunos já se interessam em participar nas próximas edições do Transformação. Eles viram onde foi aplicado o recurso e souberam valorizar ainda mais”, destaca Evandro dos Reis.

Já na Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva, as duas premiações chegaram através dos alunos do Ensino Médio e estão ajudando na manutenção de importantes projetos. A unidade escolar fica no Povoado de Alegre, comunidade quilombola, onde são desenvolvidas ações diversas dentro do empreendedorismo e cooperativismo junto aos alunos e moradores de 11 comunidades rurais vizinhas.

“Apesar de atuar na escola, vejo que precisamos preparar estes jovens para a vida também. Precisamos preparar estes alunos para a valorização do empreendedorismo e cooperativismo. Se dermos condições, eles podem empreender em qualquer área. E neste processo, o Sistema Faemg Senar se mostra novamente um grande parceiro, onde já se realizava cursos dentro da escola e na comunidade ao redor, e também com o Transformação em Jogo. Tudo isso melhora a condição de vida destas pessoas”, afirma o diretor da escola, Odair Nunes de Almeida.

Nesta segunda fase do Transformação, 12 alunos participaram diretamente do programa. As premiações são usadas na melhor estruturação da WebTV Quilombola e da rádio da escola, projetos que dão voz direta aos jovens estudantes, além de trabalhar conteúdos didáticos de diversas disciplinas. A projeção da escola é seguir ampliando os projetos que valorizem os alunos e ajudem a difundir novos conhecimentos.

“No meio rural a escola é um centro para difusão de novos conhecimentos. Aqui temos um extenso trabalho e buscamos incentivar que os professores possam levar suas atividades para fora das salas de aula. A webtv e a rádio são atividades que usamos para trabalhar conteúdos didáticos, divulgar os projetos da escola e também de incentivo ao empreendedorismo e cooperativismo. Com os recursos do Transformação em Jogo poderemos manter a aplicação deste universo de propostas junto aos demais alunos”, pondera Odair Nunes.

Transformação

O Transformação em Jogo é um programa do Sistema Faemg Senar em parceria com o Sebrae. Nesta segunda fase do projeto, encerrado com a premiação no fim de novembro, foram 73.239 alunos de 448 escolas participando das atividades, que culminaram em vídeos educativos sobre os conteúdos aprendidos ao longo do programa. Em cada fase, o Transformação premiou 20 alunos, em 20 escolas públicas mineiras. (RICARDO GUIMARÃES – Colaborador)