O Programa Mais Genética, realizado e executado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), distribuiu 95.446 doses de sêmen para a realização de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) em 479 propriedades de pequenos e médios produtores, de janeiro de 2022 a março de 2023 em 92 municípios tocantinenses. Ao todo, foram 86.597 fêmeas bovinas inseminadas e 105 profissionais envolvidos diretamente no programa. O programa é uma parceria entre o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), e Banco Mundial, que beneficia pequenos e médios produtores do Estado com acesso a biotecnologias que impulsionam a melhoria genética do rebanho tocantinense.
Para a médica-veterinária da Seagro, Clara Almeida, o Programa busca incentivar a produção bovina no Estado, visando à melhoria genética do rebanho. “Biotecnologias, como a IATF, são a ponte entre o conhecimento e a produção agropecuária, e que precisam de continuidade para se obter resultados que agregam valor ao empreendimento rural. O programa tem ação transformadora da realidade social, uma vez que traz a possibilidade do pequeno produtor produzir com mais efetividade e qualidade, gerando renda e contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico das famílias tocantinenses”, explicou a médica-veterinária. A intenção da Seagro é continuar com o Programa para distribuir mais 105 mil doses de sêmen nas propriedades rurais dos 139 municípios do Estado, beneficiando pelo menos 600 pequenos e médio produtores, e tendo mais de 1.000 profissionais envolvidos diretamente. Com esse foco, já existe um processo em licitação para dar continuidade às melhorias genéticas do gado no Tocantins.
Como acessar o programa? Para acessar os benefícios do Programa Mais Genética, o produtor deve seguir algumas normas e o passo a passo abaixo: Ser pecuarista de gado de corte ou leite; Apresentar ficha da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) e ter até 400 matrizes no cadastro da ADAPEC em fase de reprodução (+ de 25 meses); Escolher entre contratar a mão de obra particular ou receber o benefício do Sebrae/Senar, que vai disponibilizar a mão de obra gratuitamente.
Para acessar os benefícios do programa Mais Genética, o produtor deve seguir algumas normas como ser pecuarista de gado de corte ou leite; escolher entre contratar a mão de obra particular ou receber o benefício do Sebrae/Senar, que vai disponibilizar a mão de obra gratuitamente, se o produtor optar pela mão de obra do Sebrae/Senar, é necessário entrar em contato com estas instituições e ressaltar que quer ter acesso ao programa Mais Genética do Governo do Tocantins. É preciso trazer botijão de sêmen e caixa de isopor com gelo para buscar os kits, além de apresentar relatórios assinados pelo produtor e pelo médico veterinário até 60 dias da retirada dos kits. (Portal Comprerural)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)