Programa “Aprendizado além dos muros” leva alunos para visitar pontos históricos - Rede Gazeta de Comunicação

Programa “Aprendizado além dos muros” leva alunos para visitar pontos históricos

JOYCE ALMEIDA

A Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais tem proporcionado momentos de cultura às escolas de ensino fundamental e médio ganhadoras do Prêmio Escola Transformação. A premiação faz parte do projeto “Aprendizado além dos muros”, do Portfólio de Projetos Pedagógicos e visa reconhecer publicamente as atividades e experiências realizadas pelas escolas públicas estaduais que tiveram destaque nos resultados de participação, desempenho e fluxo escolar.

O Prêmio Escola Transformação foi criado em 2021 e desde o seu surgimento, 2.240 escolas já foram beneficiadas e 1.150 já adotaram ao “Aprendizado Além dos Muros”. Segundo a SEE-MG, o Governo de Minas já investiu mais de R$ 194 milhões nessa premiação.

A Escola Estadual Tancredo Neves, em Monte azul, foi uma das instituições que tiveram o desempenho positivo e ganhou a premiação três vezes. “A primeira viagem foi a Montes Claros, quando levamos os estudantes para conhecer o shopping e assistir a um filme em 3D no cinema. A maioria dos nossos estudantes é de família de baixo poder aquisitivo e nunca tinham saído da nossa cidade, não sabiam o que é uma escada rolante, não conheciam cinema, nem shopping”, conta a diretora Maria da Conceição Araújo que também afirmou que os alunos já foram levados para visitar a Gruta de Maquiné, em Cordisburgo, e a um parque aquático. 

Por meio do projeto “Aprendizado além dos muros”, os estudantes podem enriquecer o conhecimento e aumentar sua bagagem cultural com visitas a espaços além do ambiente escolar. De acordo com a Secretaria Estadual, essa é uma oportunidade de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, com atividades práticas que estimulem a observação e induzam o estudante a interagir com o local visitado. Para esta finalidade, uma das diretrizes do projeto é que os conteúdos abordados nas excussões sejam abordados em sala de aula, como parte de habilidades trabalhadas nos componentes curriculares.

Além de adquirir mais conhecimento histórico, o projeto oferta ao aluno a possibilidade de visitar outros lugares, experimentar outras comidas típicas, pisar em um solo diferente e compartilhar momentos únicos com os colegas de escola. (com informações da Secretaria de Educação de Minas Gerais, sob supervisão de Stênio Aguiar)

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