‘Programa Acolher’ atende estudantes em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

‘Programa Acolher’ atende estudantes em Montes Claros

O Programa “Acolher” – programa de atenção à saúde mental do estudante universitário –, está entre os principais suportes institucionais que a Unimontes oferece para o acolhimento psicológico da comunidade acadêmica. A partir do agendamento, o trabalho consiste na escuta profissional de psicólogos, como forma de minimizar o sofrimento psíquico dos alunos, ajudando-os a lidar com seus recursos e limites, em especial neste período de pandemia do novo coronavírus. Podem participar os acadêmicos de qualquer curso da Universidade, seja do campus-sede e dos demais campi e núcleos. O atendimento acontece de forma on-line, com agendamento por email: programa.acolher@unimontes.br, e, na mensagem, o interessado precisa informar o nome completo, curso e período em que está matriculado e o número do telefone e do aplicativo WhatsApp para contato. Outras plataformas virtuais também podem ser utilizadas para as sessões, como o Google Meet e Zoom, dependendo da situação.

O atendimento conta com o envolvimento de profissionais psicólogos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, e alguns casos podem ser atendidos também por psiquiatras residentes do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes). A coordenação é da psicóloga e psicanalista Vera Trabbold, doutora em Ciências da Saúde e professora do Departamento de Saúde Mental e Coletiva da Unimontes. Especialmente neste período de pandemia, o alcance do Programa Acolher tem sido significativo e abre perspectivas para um número maior de atendimentos. Implantado em 2019 como projeto de extensão e, no ano seguinte transformado em programa institucional, o programa ‘Acolher’ presta um serviço de urgência subjetiva e, por isso, não se caracteriza como tratamento de longo prazo. Dessa forma, o plantão psicológico que o programa oferece consiste em atendimentos que podem variar entre uma e até 10 sessões com os psicólogos.

A partir do contato, será enviada uma ficha de inscrição para o aluno, e a coordenação seguirá ordem de agendamento. Conforme os relatórios mais recentes, entre março e agosto de 2020, período que consiste nos seis primeiros meses desde o surgimento da pandemia, o Programa teve 117 pedidos de agendamento. Com a ampliação do número de profissionais para a escuta psicológica, e sendo on-line os atendimentos em 2021, no mesmo intervalo entre março/agosto o número de atendimentos duplicou e chega próximo a 250 beneficiados. Outra iniciativa que reforça a proposta do Programa está na aproximação com os demais departamentos da Unimontes, por meio de palestras ministradas pela coordenadora. (GA)

%d blogueiros gostam disto: