O “Serviço Social e Debates Contemporâneos: trilhando reflexões para o trabalho e a formação profissional” é o tema de livro que será publicado neste sábado e que conta com a participação do professor do Departamento de Política e Ciências Sociais da Unimontes, Diego Tabosa da Silva. A obra conta com a parceria de Adriana Severo Rodrigues, Maicom Marques de Paula e Ronaldo Alves Duarte, docentes da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).
O livro, publicado pela Editora CRV, em abril de 2021, será tema de debate em atividade que com compões a Semana Acadêmica do curso de Serviço Social da UEMG, sábado (15), data em que se comemorou o Dia da/o Assistente Social). O lançamento acontece às 14h. De acordo com o professor da Unimontes, a proposta é entregar ao leitor um material que “mobilize reflexões sobre políticas sociais e direitos humanos, sendo assim, além de profissionais e estudantes do Serviço Social, o livro dialoga com diferentes profissões e áreas do conhecimento”. A obra é composta por sete capítulos, dos quais três contam com a participação de docentes da Unimontes.
No texto “Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais: trajetória histórica, organizativa e política”, Noêmia de Fátima Silva Lopes em associação com Carla Alexandra Pereira (TJMG e CFESS) e com Denise de Cássia Cunha (CRESS-MG), debatem a importância do conselho para a categoria profissional, trazendo seus objetivos, organização e principais lutas. No capitulo escrito pelas professoras Bárbara Terezinha Sepulveda, Geusiani Pereira Silva e Nascimento e Maria Railma Alves, intitulado “Direitos Humanos, desigualdades socioeconômicas e violências: elementos para se pensar uma educação antirracista”, encontramos importantes reflexões acerca das questões relacionadas ao gênero, as relações étnico-raciais e o compromisso com uma sociedade verdadeira antirracista.
Além da Organização do livro, Diego Tabosa assina em conjunto com Lesliane Caputi (UFTM) e Luciana Gonçalves Pereira de Paula o texto “O projeto ético-político crítico do serviço social brasileiro e sua vinculação com a luta por uma sociedade anticapitalista”. A publicação é fruto do esforço acadêmico e científico de um grupo de pesquisadoras vinculados as instituições acadêmicas e de pesquisa e espaços sócio-ocupacionais dos Estados de Minas Gerais, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)