Professores de Várzea da Palma recebem capacitação de Programa ambiental - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Professores de Várzea da Palma recebem capacitação de Programa ambiental

A equipe técnica do Departamento de Saneamento e Engenharia do Consórcio Intermunicipal e Multifinalitário Para o Desenvolvimento do Norte Minas (Codanorte), composta pelo engenheiro ambiental, Pedro Bicalho, e a arquiteta e urbanista, Maria Helenna Almeida, promoveu na quarta-feira (1⁰), uma Capacitação para mais de 300 professores da Rede Municipal de Ensino de Várzea da Palma.

Na oportunidade, foi apresentado aos profissionais de 13 escolas do município sobre o Programa de Educação Ambiental Outro Norte, que tem, dentre diversas ações, o desenvolvimento de atividades dentro das escolas, com os alunos e colaboradores, tanto na teoria, como na prática.

Uma das intervenções que serão feitas junto aos alunos é a Gincana de recicláveis, que tem o objetivo de incentivar a coleta seletiva e será feita durante todo o 2⁰ semestre desse ano.

A competição consiste no seguinte: a cada dez embalagens entregues na escola no dia estipulado para o recebimento dos materiais, o aluno recebe um cupom para participar do sorteio que tem, entre outros prêmios, computadores, notebooks e bicicletas. Assim, quanto mais embalagens recicláveis a criança levar, mais chances ela terá de ganhar prêmios. O resultado será divulgado em dezembro.

Andreia Fabiane Rodrigues, professora do pré-escolar. “como eu trabalho com crianças de três a cinco anos, é de grande importância, pois começamos desde cedo a incentivar a proteção do meio ambiente. A cuidar dos rios, das árvores. Então, fazendo esse programa, nós vamos não só abranger a educação infantil, mas todas as famílias desses alunos”, comentou.

Eduardo de Abreu, prefeito de Várzea da Palma, comenta que a iniciativa está sendo coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e pela Secretaria de Educação. Ele ressalta que o projeto vai agregar força às ações de melhorias na questão ambiental da cidade que produz atualmente cerca de 20 toneladas de resíduos por dia.

“Hoje é um marco para a nossa cidade, pois estamos buscando soluções para a destinação correta do lixo. Como estamos com a Usina de Triagem e Compostagem (UTC) e um aterro sanitário em construção, esse programa de coleta seletiva será essencial para esse processo de conscientização e para a separação dos resíduos produzidos pelos moradores. Nada melhor que começar essa educação ambiental com as crianças. Quero agradecer ao apoio que o Codanorte tem dado para nosso município”, refletiu.

Até o momento, mais de 30 cidades da região já aderiram ao Programa de Educação ambiental. A expectativa é que mais de 30 mil alunos participem das atividades educativas. Além disso, estima-se que cerca de 400 mil pessoas serão atingidas nesse processo de conscientização e mudança de comportamento.

Eduardo Rabelo, presidente do Codanorte e prefeito de Francisco Dumont comenta que a coleta seletiva é um grande passo para na conscientização ambiental dos municípios. Ele lembra que o programa já é realidade em Francisco desde 2021, e tem gerado bons resultados. “Com o tempo, as pessoas vão aderindo à ideia. Sabemos que temos que temos muito a melhorar, mas percebemos que a cada dia mais moradores se preocupam em separar seu lixo”, destacou.

 “Eu senti o brilho nos olhos dos professores com esse projeto que vem, segundo fala dos próprios professores, é de que todo esse material que nós estamos produzindo vai subsidiá-los nesse trabalho de conscientização ambiental nas escolas”.

%d blogueiros gostam disto: