O projeto do senador Carlos Viana (Podemos-MG), que permite aos professores da educação básica pública utilizar os veículos de transporte escolar dos estados, municípios e do Distrito Federal, já está na Casa Civil aguardando a sanção do presidente da República, para que se torne Lei.
O texto foi aprovado em 2019 no Senado Federal e, no final do ano passado, na Câmara dos Deputados. O Palácio do Planalto tem 15 dias úteis para sancionar ou vetar.
O senador explicou que “em muitos estados foi identificada a demanda para utilização do transporte escolar pelos professores, que, sem previsão legal, tem sido considerada irregular por muitos órgãos de fiscalização”.
Viana ressaltou ainda que muitas prefeituras eram multadas caso o veículo parasse em uma blitz. “Agora isso acabou. Tendo vaga, os professores podem se deslocar até a escola com o transporte escolar”, acrescentou o senador mineiro.
“Sem professores, as crianças não têm aulas. É uma forma de facilitar a ida do professor à escola.”
A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e apresenta dispositivo que confere aos estados a incumbência de se articular com os respectivos municípios para prover o transporte escolar da forma que melhor atenda aos interesses dos alunos.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)