DA REDAÇÃO
A professora de Língua Portuguesa, Shantynett Souza Ferreira Magalhães Alves da escola estadual Betânia Tolentino Silveira, em Espinosa e os estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio com o documentário ‘Não desiste deles não, viu!’ conquistaram o prêmio na 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.
O Programa Escrevendo o Futuro é realizado pelo Itaú Social com a coordenação técnica do CENPEC Educação. Conta com a parceria do Ministério da Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). “Sempre digo que, independentemente do território ou conjuntura socioeconômica, é dever das redes de ensino e da sociedade como um todo despertar o desejo e o entusiasmo das crianças pela leitura e pela escrita, desde a infância. Hoje celebramos a dedicação de milhares de escolas, professores e famílias que se organizaram e se mobilizaram para que os estudantes pudessem refletir e retratar sobre a realidade de suas vivências, comunidades e de seu tempo, por meio da escrita. Agradecemos o empenho e entusiasmo de todos, apesar de tantos desafios que a educação brasileira atravessa”, destaca a superintendente do Itaú Social, Ângela Dannemann, instituição que realiza a Olimpíada de Língua Portuguesa.
Neste ano, a Olimpíada trouxe um novo formato com foco na valorização da prática e do trabalho desenvolvido pelos docentes e no reconhecimento de produções realizadas por todos os alunos de forma coletiva. A partir da metodologia do programa Escrevendo o Futuro, foram realizadas oficinas de produção de texto com os alunos, sob a temática “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais.
Os Relatos de Prática, juntamente com a Linha do Tempo e o Álbum da Turma, apresentaram as experiências coletivas vivenciadas, em todo o ano, durante o trabalho de produção textual de cada gênero indicado pelo concurso: poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º), crônica (8º e 9º), documentário (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e artigo de opinião (3ª série do Ensino Médio).
O concurso, que integra o programa Escrevendo o Futuro, recebeu mais de 112 mil inscrições e teve a adesão de todos os estados brasileiros, 3.877 municípios e mais de 27 mil escolas inscritas. O objetivo foi apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.
Homenageada
Em continuidade ao reconhecimento da trajetória significativa de mulheres na literatura afro-brasileira, num esforço de viabilizar a equidade na bibliografia nacional e na educação, esta edição da Olimpíada homenageia Geni Mariano Guimarães, professora, poetisa e ficcionista.
Amiga inseparável de Conceição Evaristo, primeira escritora homenageada pelo programa, em sua 6ª edição, Geni coleciona admiradores por meio dos seus contos autobiográficos, que trazem reflexões sobre educação, racismo e literatura. “Leite do peito”, “A cor da ternura” (livro premiado com o Jabuti) e a antologia poética “Balé das emoções” são as obras mais aclamadas da autora de 74 anos, que enfatizam suas escrevivências, diversidade e a superação de desigualdades.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)