Procurador recebe honra ao mérito de São Francisco - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Procurador recebe honra ao mérito de São Francisco

GIRLENO ALENCAR

O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Junior recebeu o título de Honra ao Mérito de São Francisco, outorgada pela Câmara Municipal de São Francisco, em sessão solene realizada no Buffet Peixe Vivo e que reuniu as principais lideranças, como o prefeito Miguel Paulo e o vice-prefeito Raul Pereira da Silva, a desembargada Liliana Emerich Mendonça. O procurador ficou emocionado com a homenagem, pois recordou da sua infância pelas ruas da cidade, onde morou até os 15 anos. O vereador Ordilei Rodrigues de Queiroz salientou que essa homenagem é em reconhecimento a atuação do procurador no acordo de Brumandinho, que está permitindo a construção da ponte sobre o rio São Francisco e da rodovia Pintopolis-Urucuia e com isso, interliga o Norte de Minas à Brasília. O governador Romeu Zema estará em São Francisco, em fevereiro, para dar início a obra.

No seu discurso, o procurador Jarbas Soares Júnior explicou que essa homenagem é uma das principais da sua vida, pois estava ali acompanhando a história da sua cidade. Porém, frisou que todo mérito pela viabilização da ponte e da estrada deve ser dado ao governador Romeu Zema, pois eles mesmo estando com os salário dos servidores atrasados, se recusou a colocar os R$ 7,6 bilhões do acordo no caixa único do Estado, pois entendia que a verba deveria ser destinada a uma compensação para os mineiros. O procurador lembrou que a tragédia de Brumadinho foi um retrato do desprezo e descaso da mineradora, que fez um restaurante abaixo da área de rejeito. No acordo de Mariana, que deverá ser celebrado dentro de pouco tempo, Jarbas Soares Júnior sugeriu que o Norte de Minas abre conversações com o governador Romeu Zema para definir como deve ser beneficiado.

O prefeito Miguel Paulo destacou a atuação do procurador Jarbas Soares em defesa de São Francisco e salientou que uma das principais qualidades dele é o diálogo, tendo em vista que após assumir a Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais passou a dar um atendimento especial aos prefeitos, acabando com a postura de criminalização dos gestores municipais. Jarbas Soares salientou que tem procurado ajudar São Francisco dentro do que seu cargo permite.