Procurador de MG e Cosems apoiam retomada da campanha pelo Hospital do Trauma - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Procurador de MG e Cosems apoiam retomada da campanha pelo Hospital do Trauma

O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, o presidente estadual do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde do Norte de Minas (Cosems), Edvaldo Farias da Silva, manifestaram apoio à iniciativa do Conselho de Veneráveis do Norte de Minas (Convenorte) para a retomada da campanha em prol da implantação do Hospital Regional do Norte de Minas, também conhecido como ‘Hospital do Trauma’.  Eles conversaram com o presidente do Convenorte, Ramom Ribas, na manhã desta segunda-feira, durante o lançamento do Projeto Simplicar, na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams).

No dia 18 de abril, será lançada oficialmente a mobilização, em reunião da maçonaria com as presenças do Procurador Geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior e do presidente estadual do colegiado dos secretários municipais de saúde do norte de minas (Cosems), Edvaldo Farias.

Toda bancada de Deputados Estaduais e Federais do Norte de Minas será mobilizada para esta causa.        No ano de 2009, o Convenorte abriu a campanha pela construção do hospital do trauma do norte de minas, uma iniciativa de Samuel Figueira, então superintendente da Santa Casa. O Estado liberou a verba para elaboração do projeto técnico. A ideia foi transformada em hospital regional do norte de minas.   No dia 15 de fevereiro de 2023, o governo anunciou a operacionalização do projeto dos hospitais que teve início em 2007, e deixou de fora o Norte de Minas.

Já em 2022, o Governo de Minas priorizou a retomada dessas construções e utilizou, como critério para definir os projetos a ser reassumidos, o alto percentual de execução de obras. Dessa forma, a alocação de recursos foi recursos foi direcionada para a conclusão de seis hospitais localizados em Governador Valadares, Teófilo Otoni, Divinópolis, Sete Lagoas, Conselheiro Lafaiete e Juiz de Fora. 

No seu discurso no lançamento do Projeto Simplificar, procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior salientou os impactos sofridos pela ausência de um Hospital Regional no Norte de Minas. (Ascom Amams)