Em 2022, novembro tem mais um feriado no meio da semana para a alegria dos brasileiros. Para quem conseguiu uma folga na segunda-feira, pôde descansar e aproveitar bastante até esse comecinho de semana. O feriado nacional de Proclamação da República é um marco muito importante para a história do Brasil que, há 133 anos é lembrado em 15 de novembro anualmente.
Historicamente, o país já vivia em um momento político instável durante o governo real. Em resumo, em 1822, quando ocorreu a Independência do Brasil, muitos conflitos por disputas de territórios e a insatisfação das pessoas marcaram esse período que ainda perdurou por um tempo, pois o controle que foi tirado das mãos da Corte Portuguesa não foi aceitado facilmente. Ao longo dos anos seguintes esses problemas só aumentaram, tornavam a situação do país ainda mais crítica.
Segundo o Brasil Escola, o descontentamento de toda a população, militares e civis, com o governo monárquico se intensificou com o final da Guerra do Paraguai, entre 1864 e 1870. Esse acontecimento contribuiu para que os partidos republicanos ganhassem ainda mais força. No entanto, o Exército brasileiro era quem mais estava insatisfeito, pois não eram muito reconhecido pelo seu trabalho na guerra; queria uma remuneração melhor; pedia também pela liberdade de se posicionar politicamente, pois era proibido.
Além dos militares, os produtores de café paulistas e a Igreja Católica estavam aborrecidos com a monarquia. O governo foi aos poucos perdendo o apoio dos principais grupos da sociedade, desencadeando no desmoronamento do poder da família real. Em 1889, a crise política já havia tomado grande proporção, então, líderes do republicanismo da época se reuniram com o marechal Deodoro da Fonseca, que tinha forte influência militar.
No dia 15 de novembro de 1889, o visconde de Ouro Preto foi destituído e preso por Deodoro da Fonseca, que cercou o Gabinete Ministerial. A data é foi instituída feriado nacional em 14 de janeiro de 1890, com a lei em Decreto nº 155-B, para celebrar a pátria brasileira. (JOYCE ALMEIDA Sob supervisão de Stênio Aguiar)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)