Procissão de Reis movimenta católicos no bairro Santos Reis - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Procissão de Reis movimenta católicos no bairro Santos Reis

A Procissão de Reis movimentou centenas de católicos no bairro Santos Reis, na noite de sábado (6), na qual os devotos saíram em cortejo pela rua Padre Gangana e demais ruas no entorno da igreja do bairro, cantando as musicas de louvor ao menino Jesus e aos três reis magos. Com a concentração de tantos fieis na praça São Vicente, muitos políticos também se concentraram ali, abordando os fieis com o famoso tapinha nas costas.  A emoção tomou conta de muitos fieis.

O empresário José Elton Barbosa, de 60 anos, lembra que desde sua infância participa deste evento, seguindo orientação dos pais e agora vê com orgulho que suas filhas, genros e netos dão sequencia a esta tradição. O seu genro Breno, que é de Januária salienta que em sua cidade tem as famosas folias de Reis, na comunidade de Brejo do Amparo com as cavalgadas, mas em Montes Claros a fé dos católicos é muito marcante. “Quero ver o meu filho Francisco participando no ano que vem”, comentou.

O governador Romeu Zema publicou a lei nº 24.585, de 1º de dezembro de 2023, que reconhece como de relevante interesse cultural do Estado a Festa de Santos Reis realizada em Montes Claros. O reconhecimento tem por objetivo valorizar bens, expressões e manifestações culturais dos diferentes grupos formadores da sociedade mineira. A festa tem 88 anos de existência e ocorre, sempre, na primeira semana de janeiro festejando os três reis magos. A tradicional Festa de Santos Reis reúne cerca de 80 mil fiéis entre os dias 20 de dezembro e 6 de janeiro em Montes Claros. Guiada pela cantoria dos foliões e pelas manifestações culturais.

Na área externa, da igreja, tem uma gruta com a imagem santa, que foi construída pelos tropeiros, que nos séculos 18 e 19 saiam de Coração de Jesus com as cargas trazidas por jumentos e sempre usavam o ponto para se descansarem e alimentarem. O presépio foi inaugurado em 1932 e sempre atraiu muitos fieis. (GA)