Pró-Água de Moc vira referência para outros municípios - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Pró-Água de Moc vira referência para outros municípios

O Pró-Água, criado em Montes Claros com o objetivo de mobilizar as comunidades rurais para ações de captação, distribuição e manutenção de água e combate ao desperdício, vem ganhando destaque e atraindo o olhar de outros municípios. Em parceria com as associações rurais, o Pró-Água está sendo copiado por outras cidades, graças à sua eficiência, que resolveu um problema antigo das comunidades, que sempre sofreram com a falta de água. Segundo o coordenador do programa, Marcone Nobre de Andrade, a Prefeitura de Montes Claros repassa os recursos para as associações, ficando as comunidades responsáveis por realizar os reparos necessários e garantir a distribuição de água e a economia da mesma.

“Os técnicos da Prefeitura prestam suporte completo às associações, desde a elaboração do projeto até a utilização dos recursos disponibilizados para pagar a conta de energia elétrica das bombas dos poços artesianos, fazer a manutenção da rede etc. Cada associação pode atender de 12 a 99 famílias”, informou Andrade. Segundo ele, neste ano, a Prefeitura disponibilizou R$ 2,2 milhões para as 5.034 famílias cadastradas no Pró-Água, e cada família receberá R$ 36,64 por mês, pelo programa.

O programa Pró-Água foi reformulado e ampliado na atual administração, que promoveu ainda mais a sua democratização. Hoje ele atende, com recursos oriundos do Tesouro Municipal, 78 associações, que representam mais de 5 mil famílias rurais, especialmente as de baixa renda”, esclareceu o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Osmani Barbosa. “Diversos prefeitos já nos pediram informações sobre este programa para o implantarem em seus municípios. Muitos, inclusive, já o implementaram, devido à sua eficácia”, concluiu. (GA)