Montes Claros tem investido na ampliação do programa Pró-Água, que tem o objetivo de capacitar as comunidades rurais para realizar a captação, distribuição e manutenção da água, combatendo o problema histórico da escassez hídrica. Atualmente mais de 6 mil famílias são beneficiadas com os recursos, oriundos do próprio Tesouro Municipal e destinados diretamente às associações rurais de 78 comunidades. Em 2022, foram investidos mais de R$ 3 milhões no programa. Com os valores destinados, as associações investem em manutenção das redes, tubulação, conta de energia elétrica para as bombas dos poços artesianos, distribuição, etc.
A associação interessada em participar do programa deve, em primeiro lugar, participar de chamamento público que é realizado periodicamente. É importante destacar que todas as associações prestam contas ao Município anualmente dos gastos realizados.
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura, Osmani Barbosa, o programa é importante por dar autonomia às comunidades. “Cada comunidade tem suas particularidades e o repasse de recursos dá autonomia para que essas necessidades sejam atendidas”, destaca o secretário, que lembra ainda que o programa do Município é referência para várias cidades do país. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)