Atualmente o município de Janaúba – no Norte do estado – é considerado um dos maiores polos de investimentos em energia solar do país, e está entre as cidades mineiras com maior potencial gerador, segundo estudo do Atlas Solarimétrico, desenvolvido pela Companhia Energética de Minas Gerais. Atualmente, são 16 parques solares em operação no município, e outros sete já foram aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para terem as obras iniciadas.
Diante desse cenário, o Sebrae Minas, a empresa Genyx Solar – distribuidora de produtos para o setor -, e a Associação Comercial e Empresarial de Janaúba (Acijan), promoveram a primeira edição de 2023 do Minas Solar. O evento é considerado um dos maiores encontros do segmento no estado, com o objetivo de estimular ainda mais a geração de energia limpa; inserir, de forma competitiva e sustentável, pequenos negócios mineiros na cadeia de geração distribuída de energia solar fotovoltaica; e fomentar o debate sobre o setor com lideranças regionais.
A iniciativa ocorreu nos dias 16 e 17, no Tatersal de Leilões do Sindicato Rural de Janaúba e reuniu integradores – empresas prestadoras de serviço no mercado de energia -, distribuidores, fabricantes e profissionais do setor.
As atividades realizadas contaram com especialistas no setor, que debateram sobre desenvolvimento econômico e os impactos sociais para a região, tendências, oportunidades de mercado, novos modelos de negócios, gestão, e ambiente regulatório. A analista do Sebrae Minas Cleris Bibbo afirma que “o evento proporcionou diversas oportunidades aos empreendedores, seja para o uso sustentável da energia, investimento na cadeia fotovoltaica, ou o fornecimento de produtos e serviços”.
Cenário promissor
O território mineiro responde sozinho por 14,5% de toda a potência instalada de energia solar no Brasil, na modalidade, e possui mais de 210 mil conexões operacionais, espalhadas por 853 cidades, cobrindo 100% do território mineiro. Atualmente, são mais de 279,5 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica. Os números foram levantados pela Absolar.
Nacionalmente, os dados indicam que o Brasil possui 17 gigawatts (GW) de potência instalada em residências, comércios, indústrias, produtores rurais e prédios públicos. O país possui, atualmente, cerca de 1,6 milhão de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede.
Além de Janaúba, o Minas Solar irá percorrer outras nove cidades durante o ano. São elas: Governador Valadares (13/4), Belo Horizonte (27 e 28/4), Teófilo Otoni (25/5), Arinos (21/6), Itajubá (13/7), Montes Claros (2/6), Juiz de Fora, (3 ou 10/8), Uberlândia (21/9), e Itaúna (26/10).
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)