Presidente garante transparência nos processos legislativos - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Presidente garante transparência nos processos legislativos

GIRLENO ALENCAR

O vereador Claudio Rodrigues de Jesus, do Cidadania, será eleito presidente da Câmara Municipal em 1º de janeiro, para o biênio 2021/2022, pois foi o único candidato que inscreveu a chapa no prazo legal. Faz parte da chapa, a vereadora Maria das Graças Correa (PSL) como candidata a vice-presidência; Sóter Magno, do PSD como 1º secretário e Bispo Stalin, do Podemos, como 2º secretário. O presidente a ser eleito teve sua chapa respaldada por 17 dos 23 vereadores e ele acredita que chegará no dia com o apoio de quase todos os vereadores. Desde a semana retrasada que o deputado Marcelo Freitas anunciou esse acordo.

O futuro presidente anunciou que seu desafio a frente do Poder Legislativo é promover a modernização dos processos e ato legislativos e por isso, a primeira providência que implantará será a digitalização de todos os projetos que derem entrada na Câmara Municipal, seja de iniciativa do Poder Executivo ou mesmo dos vereadores. Com isso, qualquer cidadão poderá acessar o conteúdo da proposta e ainda acompanhar sua tramitação, nos moldes do que ocorre na Assembleia Legislativa. Nisso inclui a realização pública das reuniões das Comissões Técnicas, que dão parecer nos projetos antes dele serem levados ao plenário. Com 188 anos de existência, até agora a Câmara Municipal impede o acesso pelo sistema eletrônico desses processos.

Sobre a possibilidade da Câmara Municipal transferir suas atividades para a Cidade Administrativa, na avenida Governador Magalhães Pinto, já que a Prefeitura de Montes Claros passará a funcionar nesse local, o presidente Claudio Rodrigues de Jesus justifica que a princípio está descartada a possibilidade, pois o Poder Legislativo está encerrando as obras do seu prédio próprio, que implicou em considerável aporte de recursos. Ele lembra que a localização na área central facilita o acesso da população ao gabinete dos vereadores.