Presidente do Codanorte participa do Fórum Desenvolve Sudeste em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Presidente do Codanorte participa do Fórum Desenvolve Sudeste em Montes Claros

O presidente do Codanorte e prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo, participou nessa segunda-feira (29) de agenda com o ministro de desenvolvimento regional, Waldez Góes, durante o ‘1° Fórum Desenvolve Sudeste’.

Segundo a organização, o evento teve como finalidade promover a aproximação entre o ministério e os municípios da região, e ouvir as demandas municipalistas para, assim, estudar políticas públicas que possam contemplar efetivamente a realidade do Norte de Minas, região central e parte do Vale do Jequitinhonha.

“A união das classes e entidades municipalistas nesse processo é muito importante. Estamos aqui para apresentar nossos anseios e pontuar as questões mais urgentes na nossa região. Pautas como a construção de barragens, melhoria na infraestrutura das estradas, e o incentivo à economia são algumas das nossas principais reivindicações”, disse o presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo.

Na oportunidade, o ministro Waldez Góes e representantes da Pasta explicaram a agentes públicos, privados e organizações da sociedade civil como o Governo Federal pode contribuir nas áreas de proteção e defesa civil, segurança hídrica, desenvolvimento regional e territorial e fundos e investimentos financeiros.

“Evidentemente, são prioritárias as regiões com potencial muito grande de desenvolvimento, como é o caso aqui do norte de Minas. ainda há uma carência da presença do poder público, da articulação, da transversalidade em relação às agendas mais importantes, seja na esfera nacional, estadual ou municipal. Temos que trabalhar conjuntamente, apoiando os prefeitos e as comunidades de cada local”, enfatizou o ministro.

Durante o evento, foram divulgados investimentos do MIDR e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na produção apícola mineira, por meio do Programa Rotas de Integração Nacional.

Para a Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas, foi entregue um entreposto para processamento de até 1 mil toneladas de mel por ano e uma unidade de beneficiamento de própolis e pólen em contêineres. A cooperativa abrange 64 municípios da região, com cerca de 1 mil apicultores.

Além disso, também foram anunciados investimentos de R$ 3,5 milhões em 25 unidades de extração coletivas de mel em contêineres, beneficiando 500 apicultores de 25 municípios que também fazem parte da Rota do Mel.

Após a cerimônia de abertura, representantes de todas as secretarias do MIDR explicarem as ações e projetos de suas áreas e os programas que o MIDR tem para atender as prefeituras.