Presidente do Cisrun define hoje eleição na entidade - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Presidente do Cisrun define hoje eleição na entidade

GIRLENO ALENCAR

O presidente do Consorcio Intermunicipal da Rede de Urgência do Norte de Minas (CISRUN Macro Norte), Silvanei Batista, estará hoje em Montes Claros, quando receberá oficialmente as inscrições das duas chapas que concorrerão às eleições a serem realizadas no dia 1º de fevereiro. Desde o sábado passado que os prefeitos Marcelo Meireles, de São Romão, e Norberto Marcelino, de Claro dos Poções, registraram a chapa, mas ainda não sabem se foram homologadas. Cada chapa tem de ser formada por 22 prefeitos. Como apenas 49 podem votar, existe risco de duplicidade. O candidato Norberto Marcelino registrou em cartório os seus 22 nomes.

A homologação das chapas tem de ser realizada pela Comissão Eleitoral, que é formada pelo prefeito reeleito de Espinosa, Milton Barbosa e os ex-prefeitos Silvanei Batista, de Porteirinha e Marisa Souza, de Bocaiuva. O novo prefeito de Porteirinha, Juraci Freire, do PP, teria entrado com ação na Justiça para assumir a presidência do CISRUN e conduzir o processo eleitoral, pois Silvanei deixou de ser prefeito em 1º de janeiro. O TJMG, ao conceder a liminar para ser publicado no edital, destacou que não existia impedimento de Silvanei presidir os trabalhos da eleição do SAMU, pois o seu mandato no cargo vai até o dia 28 de fevereiro.

O atual presidente Silvanei Batista explicou que chegará a Montes Claros na segunda-feira e tomará pé da situação, para depois convocar a Comissão Eleitoral, que dará parecer sobre as duas comissões. Desde o ano de 2019 que o CISRUN, responsável por administrar o SAMU no Norte de Minas, tem enfrentado dificuldades para a sua eleição. A eleição de 2019 ainda está subjudice, pois o juiz Francisco Lacerda, de Montes Claros, cancelou o edital na época, mas o TJMG manteve o referido edital. Na eleição desse ano o edital foi cancelado pelo juiz e o TJMG manteve a decisão da comarca.