O prefeito do município de São Romão, Marcelo Meireles, iniciou o seu mandato como presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte se reunindo com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, na tarde de quarta-feira (3), em Belo Horizonte.
O objetivo do encontro foi solicitar ao Governo de Minas a autorização para a implantação de quatro novas unidades do SAMU, sendo duas bases descentralizadas, em Grão Mogol e Jequitaí, e duas Unidades de Suporte Avançado, em Salinas e Manga. A ampliação do serviço faz parte de uma iniciativa do Ministério da Saúde que proporciona a implantação de 12 novas unidades na área de atuação do SAMU Macro Norte, sendo que oito já estão em pleno funcionamento.
Outra demanda apresentada foi relacionada ao aumento no repasse do Cisrun em 2016, pelo Governo do Estado, porém, nos meses de fevereiro a setembro daquele ano, a verba não foi destinada à instituição com o valor atualizado. Dessa forma, o Consórcio requereu ao Estado a disponibilização dos recursos financeiros restantes.
Durante o encontro, o presidente do Cisrun ainda requereu apoio à Coordenação de Urgência e Emergência para solicitar ao Corpo de Bombeiros a disponibilização do curso “ASA”, que tem como objetivo capacitar médicos e enfermeiros do SAMU para atuarem no Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), que é um serviço oferecido graças à parceria das duas instituições. (JANE FELIX – Colaboradora)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)