Presidente da AMAMS defende desenvolvimento econômico para Salinas e região - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Presidente da AMAMS defende desenvolvimento econômico para Salinas e região

O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, o “Nilsinho”, participou na última sexta-feira (20), na Câmara Municipal de Salinas, de Audiência Pública para discutir sobre os benefícios da extração do lítio, mineral estratégico à transição energética mundial e sobre a reativação da Ferrovia Bahia-Minas. A realização do evento foi uma iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Salinas.

Em sua fala, Nilsinho defendeu emprego e renda para a região. “O nosso foco deve ser o desenvolvimento econômico, a geração de emprego e renda para a nossa população, que é prioridade neste momento de grandes perspectivas com a exploração do lítio e de outros minérios. O lítio é uma riqueza cobiçado por vários países. Todos nós, prefeitos, deputados, vereadores, empresários e investidores devemos nos unir em prol do desenvolvimento econômico. Devemos preparar o nosso povo com cursos profissionalizantes para absolver as vagas de empregos que irão surgir. Os municípios devem estar preparados para essa nova realidade de Salinas e região”, disse.

O presidente da AMAMS também enfatizou a necessidade de uma melhor infraestrutura como a reativação da ferrovia Bahia-Minas, a duplicação da BR 251, que segundo ele, é uma demanda protocolada pela AMAMS que foi incluída no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Além disso, Nilsinho citou o investimento da Sam Metais nos municípios de Padre Carvalho, Josenópolis e Grão Mogol que pode gerar 6 mil empregos diretos com a exploração de minério. Ele alertou sobre a burocracia que impede o início da atividade da empresa devido a lenta liberação da licença ambiental. “Devemos cobrar do governo estadual mais agilidade, a lentidão do desbloqueio da licença ambiental é o único impedimento para que a Sam comece o Projeto 08 na região. Também defendo que cerca de 30% do minério fique na região para atrair mais empresas, e que seja elaborado o plano diretor de cada município para que o crescimento seja ordenado”, finalizou.

O presidente da OAB de Salinas, Edivan Rodrigues dos Santos “Dudu”, agradeceu a todos e considerou que a audiência foi muito produtiva. “Foi com muita alegria que solicitei do deputado Gil Pereira a realização dessa audiência pública, evento importante para o esclarecimento da população de Salinas. Estou satisfeito com o sucesso do evento e agradeço as presenças das autoridades e comunidade. Só temos que agradecer, pois discutir a reativação da Ferrovia Bahia-Minas e o lítio abre maior perspectiva com mais crescimento para a nossa região, estes foram os objetivos, alcançados com sucesso. Agradeço também ao presidente da AMAMS e prefeito de Padre Carvalho, “Nilsinho”, sua participação acrescentou muito nas propostas apresentadas e teve um peso importante no nosso evento”, disse.

Além do presidente da AMAMS, também estiveram presentes na audiência pública os deputados Arlen Santiago e Gil Pereira, o prefeito de Salinas Joaquim Neres Xavier Dias, “Kinca Dias”, prefeitos e vereadores da região de Salinas e do Alto Rio Pardo, investidores, empresários e lideranças políticas envolvidas no Vale do Lítio.